Ouvidoria da Prefeitura fecha 2019 com mais de oito mil atendimentos

Ouvidoria Municipal expandiu atendimento com aplicativo eOuve e recebeu 8.316 demandas

A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Pindamonhangaba registrou em 2019 uma expansão em seu atendimento, desde a implantação do aplicativo eOuve e fechou 2019 com o total de 8.316 demandas registradas. Com o aplicativo, o munícipe pode acessar serviços de várias secretarias e manter contato online, usando celular, tablet ou computador.
Apesar da facilidade do aplicativo, mais da metade das demandas foi feita de forma presencial. Conforme relatório da Ouvidoria, 58% do público que participa é feminino e a faixa etária predominante dos usuários está entre 20 e 59 anos (49%). As demandas mais atendidas são relacionadas a assuntos da área de saúde, com 56%.

Os bairros que registraram maiores índices de participação foram: Araretama, Centro, Alto Cardoso, Mombaça, Cidade Nova, Crispim, Parque São Domingos e Vila Rica.

Para o ouvidor Evandro Gomes, a população está mais participativa e busca as ferramentas ideais para apresentar suas necessidades. “A Ouvidoria é o canal ideal capaz de garantir atendimento às manifestações dos cidadãos para que o poder público possa aprimorar a prestação dos serviços públicos”, afirmou.

Como utilizar o eOuve:
Após baixar o aplicativo, será solicitada a indicação da secretaria e você poderá escolher o assunto e a categoria: denúncia, elogio, informação, reclamação, solicitação ou sugestão. O aplicativo tem ainda um espaço para que o cidadão diga algo sobre o assunto que motivou o contato, bem como a possibilidade de enviar uma fotografia do problema ou uma imagem de algum documento.

Os canais tradicionais de atendimento por telefone (3644-5651 ou 3644-5652) e direto na Ouvidoria continuam funcionando normalmente. A Ouvidoria atende na sede da Prefeitura e ainda na Ouvidoria Saúde, relacionado a questões da área de saúde, no CEM (Centro de Especialidades Municipais), o Postão.

  • Ouvidoria da Saúde: acolhimento e resolução - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação