Editorial : Ouvir através de soluções inovadoras

Com o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o País, o “III Concurso de Boas Práticas” da Controladoria-Geral da União premiou, essa semana, os casos de sucesso.

Entre os primeiros lugares está a Ouvidoria da Prefeitura de Pindamonhangaba – que conquistou a terceira colocação no quesito “Tecnologia na Ouvidoria”.

O município foi selecionado em virtude da implantação de uma plataforma digital direta de comunicação entre o munícipe e administração municipal, facilitando o acesso e aumentando o número da participação pública: o e-Ouve.

Lançada em 2019, a ferramenta possibilita ao cidadão de Pindamonhangaba reclamar, sugerir, se informar ou denunciar problemas do município, através de um aplicativo gratuito.

A seletiva levou em consideração critérios como inovação; custo-benefício; impactos da iniciativa; simplicidade e replicabilidade.

De acordo com o Ouvidor Municipal, esta tecnologia ‘torna a gestão mais transparente, proporciona publicidade aos dados e fatos, gerencia processos, auxilia no planejamento, no desenvolvimento e na execução de atividades; buscando melhores resultados; rompendo paradigmas e transformando burocracias em redes de unidades de alto desempenho’.

Parabéns aos ouvidores, aos desenvolvedores e aos usuários. Que venham novas premiações. Novas soluções. Sempre valorizando e dando voz ao munícipe!