Paciente com hanseníase leva vida normal e tratamento dura entre seis e 12 meses

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba possui um serviço especializado de atenção e tratamento a pessoas com hanseníase. Quem apresentar sintomas da doença deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

A doença pode ocorre em pessoas de qualquer idade, sexo e classe social. Atualmente em Pindamonhangaba existem apenas dois pacientes com hanseníase e estão em tratamento via Setor de Infectologia. Em 2020 foram três casos e em 2021 outros quatro.

Apesar do número baixo de casos, a Secretaria de Saúde pede atenção especial da população. “Assim como ocorre com toda doença e manifestação de saúde de forma geral, pedimos à população para ficar atenta aos sintomas e qualquer mudança que venha a ocorrer no corpo. Deste modo, se houver suspeita, procure uma unidade de saúde para atendimento o mais rápido possível”, disse a secretária da pasta, Ana Cláudia Macedo.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Ela é caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular e pode gerar incapacidades permanentes.

Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. O período entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença é longo.

O tratamento é realizado por meio de medicamentos que são entregues gratuitamente ao paciente e o tempo varia entre seis e 12 meses, dependendo da evolução da doença.

Os pacientes em tratamento levam vida normal e deixam de transmitir a doença.

Sinais da doença:
• Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.
• Mancha com perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.
• Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.
• Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.
• Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

  • SMS de MesquitaRJ Agência Brasil