Pacientes em isolamento domiciliar precisam tomar cuidados extras para evitar propagação do vírus

Devido ao aumento de número de casos positivos de Coronavírus na cidade, e, felizmente, grande quantidade de pessoas com sintomas leves, muitos pacientes estão recebendo a orientação para dar continuidade ao seu tratamento realizando o isolamento domiciliar.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura orienta sobre a importância de esses pacientes se conscientizarem e cumprirem rigidamente o isolamento, para evitarem a transmissão do vírus a outras pessoas.
“A primeira orientação é que o paciente não saia de casa de maneira nenhuma dentro de 14 dias, a não ser que haja piora dos sintomas. Neste caso, é preciso procurar o Pronto-Socorro ou as UPAs, utilizando máscara e evitando o transporte público, para evitar aglomeração”, explicou a secretária adjunta de Saúde Mariana Freire. “Quando o paciente positivo para Covid está em isolamento domiciliar, significa que ele não pode socializar com os demais familiares, não pode sair para ir à farmácia nem mesmo ir a consultas, que já estavam previamente agendadas; para estes casos, ele pode se informar pelo 0800-878 9629 e optar pela teleconsulta”, completou.
Cuidados na residência – Mesmo sem sintomas, o paciente em isolamento domiciliar deve ser instalado em um ambiente separado, com quarto individual e circular o mínimo possível em casa. As áreas comuns (cozinha e banheiro, por exemplo) devem estar sempre arejadas e com as janelas abertas.
O distanciamento de pelo menos um metro de outras pessoas é de grande importância para não transmitir o vírus e, mesmo assim, fazer uso da máscara – que deve ser trocada sempre que ficar molhada ou suja de secreções. Talheres, pratos, toalhas ou roupas de cama devem ser limpos com água e sabão ou detergente comum. Móveis e superfícies tocadas pelo paciente positivo devem ser limpas e desinfetadas com desinfetante doméstico comum.
Quando for necessário, um cuidador, ele deve usar máscara cirúrgica e luvas durante a manipulação do paciente e quando compartilhar o mesmo ambiente e utensílios.
Lembrando que, após passar o período de isolamento domiciliar e o paciente testar negativo, ele não transmite mais o vírus, então pode retomar a sua vida normal.