PAISAGENS DO COTIDIANO: Conheça o grupo “Olhos de Pindamonhangaba”, com mais de 25 mil membros

COLABOROU COM O TEXTO: MATHEUS RAMOS

Criado em 2013, pela Fundação Fórmula Central, o grupo no Facebook “Olhos de Pindamonhangaba” tem o intuito de mostrar o quanto a cidade de Pindamonhangaba é bonita. A ideia é, através de registros fotográficos, apresentar a cidade, principalmente, para àqueles que não enxergam quanta beleza há nas paisagens, nos espaços e nos trajetos, em seu cotidiano.
O grupo no Facebook conta com mais de 25 mil participantes, segundo a criadora do grupo e presidente da Fundação Fórmula Central, Regina Midori Fukashiro, qualquer pessoa pode entrar no grupo, inclusive fotógrafos profissionais: “Mas sempre pedimos para esses fotógrafos profissionais não participarem do grupo com intuito comercial, pois daria outra abordagem, e perderíamos o encanto do grupo. Pedimos que eles foquem na abordagem artística, mostrando sua arte, mas recebendo os créditos de suas imagens. De resto, qualquer pessoa pode participar sempre no perfil físico, não aceitamos perfis corporativos”, explicou Midori.
O grupo tem algumas regras básicas como: não são permitidos debates de cunho político ou com temáticas polêmicas; sendo inadmissível qualquer tipo de discriminação.
Para participar do grupo é preciso estar dentro do perfil estabelecido e fazer o pedido aos administradores. Também é importante interagir com as postagens para elas apareçam em seu feed.
“A importância desse grupo é despertar a autoestima da população ao ver locais tão bonitos da cidade. É permitir que as pessoas prestem mais atenção e que observem mais Pindamonhangaba. E para a cidade, creio que a existência deste grupo traga mais visibilidade para o município, afinal, somos mais de 25 mil participantes e a tendência é crescer ainda mais”, destacou a criadora da página “Olhos de Pindamonhangaba”.

  • A exuberante Zona rural de Pindamonhangaba: ao fundo a Serra da Mantiqueira - Créditos da imagem: Doni Santos
  • Créditos da imagem: Joredson Art
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • A florada de ipês amarelos tem encantado a população - Créditos da imagem: Márcia de Fátima Miranda