Palestra, livros e música na sessão plenária solene da APL

Altair Fernandes
Na noite do último dia 27, em sua sede no Palacete Dez de Julho (rua Deputado Claro Cesar, 33, centro), a APL-Academia pindamonhangabense de Letras realizou sua sessão plenária solene referente ao mês de abril. Reunindo acadêmicos, amigos da APL e convidados, o evento constou de palestra, apresentação musical e noite de autógrafos.
Palestra
Coube ao acadêmico professor Paulo Tarcízio proferir a palestra do mês de abril, que teve como tema “Coruputuba”. O escritor discorreu sobre a história da fazenda, terras adquiridas pelo Dr. Cícero Prado, no início do século XX, e tranformadas em um espaço agroindustrial que beneficiou a economia local num tempo em que Pindamonhangaba ainda era um município essencialmente agrícola.
Com o talento que lhe é peculiar, Paulo Tarcízio soube deixar atento o público presente com sua fala. Ele relembrou a evolução da indústria de papel e celulose do Dr. Cícero Prado, pessoas e fatos ocorridos na velha Coruputuba. Este pedaço da “Princesa do Norte” que guarda uma doce história para antigos trabalhadores (da fábrica e da fazenda) e moradores, como o palestrante foi.
Apresentação musical
Para animar a noite no palacete, o quarteto de alunos músicos da Fasc- Faculdade Santa Cecília, formado por Dominick Giovanni, Stefanie Silva, Cirena Lopes e Matheus Felipe, emocionou aqueles que foram prestigiar a sessão de cultura, apresentando números como: “O trenzinho Caipira” (Heitor Villa Lobos), “Emília – A boneca gente” (Baby do Brasil) e “Aquarela” (Toquinho).
Noite de autógrafos
Completando a noite cultural, a presidente e o vice-presidente APL, Elisabete Guimarães e Edmar de Souza, respectivamente, apresentaram aos leitores suas recentes obras literárias. Bete, o livro “Contando histórias para os meus netos”, lançado recentemente. Edmar, o livro “Estação Lembranças”, a ser lançado.

  • Quarteto formado por jovens músicos da Fasc – Faculdade Santa Cecília que animou a plenária solene no palacete
  • O vice-presidente APL, Edmar de Souza, também apresentou seu livro
  • Presidente da APL, Bete Guimarães, autografou exemplares de sua obra lançada recentemente
  • Acadêmico professor Paulo Tarcízio recordou a história da Fazenda Coruputuba e sua importância para a economia do município
  • A mesa que comandou a plenária solene
Desenvolvido por CMC Multimídia
Tamanho da fonte
Modo Contraste