Editorial : Pandemia acentua ações positivas e negativas

Gostaríamos muito de publicar outras notícias, mas infelizmente, a maior parte das nossas matérias continua sendo sobre o coronavírus (covid-19) e as principais ações preventivas e diretrizes dentro do Estado de São Paulo, no município de Pindamonhangaba e na região.

Claro que no meio de tanta insegurança, há notícias boas e ações louváveis – como a de uma senhora que está costurando máscaras de tecido para doações e outra mulher que se ofereceu, nas redes sociais, para fazer compras – para idosos e pessoas que são do grupo de risco e não podem sair de casa.

Essas notícias muito nos alegram! É um alento em meio a tantas desinformações e até maldades. Existem pessoas de índole ruim, que se aproveitam da situação para vender mais; para explorar os mais vulneráveis e até para fazer politicagem.

É bom ressaltar que essas pessoas sempre existiram e sempre existirão. O que não dá para acreditar é que elas sigam agindo como se fosse natural “tirar vantagem” de uma situação de calamidade pública como a atual…

As redes sociais estão cheias de “especialistas” ditando as regras e apontando o melhor caminho. Enquanto isso, pessoas reais, como auxiliares de limpeza, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros, policiais e dezenas de outros profissionais arriscam sua integridade física todos os dias para que os hospitais não parem; as farmácias e tantas outras atividades emergenciais.

Há também os que não são especificamente da área da saúde ou da segurança, mas que estão na linha de frente, tomando decisões importantes para que todos os outros possam ter o mínimo de impacto possível.

Por todas essas pessoas, sigam as recomendações: fiquem em casa!