Editorial : Para além da sala de aula

Unir brincadeiras, músicas, teatro e o uso da tecnologia em prol do aprendizado têm sido uma das propostas do “Projeto Piloto de Reforço Escolar” da secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba.

As atividades tiveram início no último dia 17 e seguem até o dia 28 de janeiro – e firmam-se como uma oportunidade de avanço na aprendizagem, com atividades personalizadas, para cerca de 500 alunos selecionados; com aprovação dos pais.

Para os alunos que não podem participar das atividades de maneira presencial, o departamento pedagógico disponibiliza também ‘salas de reforço online’, pela plataforma de estudo da Rede Municipal de Ensino.

Esta iniciativa é de extrema importância, principalmente porque “a pandemia gerou o afastamento dos estudantes das aulas presenciais, ocasionando déficit na aprendizagem e nas relações sociais”.

Também por conta disso, esta iniciativa “dá oportunidade aos estudantes de receberem intervenções pontuais dos professores para a promoção do avanço na aprendizagem e, o contato com os colegas, favoreça o reestabelecimento dos vínculos, indispensável para o bem-estar social e emocional das crianças”.

De acordo com os organizadores do projeto, o resultado tem sido satisfatório. Que venham mais iniciativas como essa!