Editorial : Para as crianças, o melhor!

Nesta edição vemos que a Prefeitura de Pindamonhangaba está programando, ainda para este ano, a entrega das obras de mais quatro Cmeis – Centros Municipais de Educação Infantil. Além disso, o poder público municipal está investindo em diversas melhorias para a Rede Municipal de Ensino.

Entre as melhorias estão obras de manutenção das unidades, instalação de lousas digitais; aulas de artes e de educação física para alunos no Ensino Fundamental; novo mobiliário; e projeto-piloto de contraturno escolar para mais de mil crianças; entre outras ações.

Tudo isso para atender às necessidades dos pais e, principalmente das crianças da nossa cidade.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches, para crianças de até 3 anos, e pré-escolas, para crianças entre 4 e 5 anos, devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, personalidade e para a inclusão social da criança.

Entre os aspectos positivos da Educação Infantil, podemos destacar o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. Assim sendo, para que os objetivos sejam alcançados, é necessário que a unidade escolar trabalhe em conjunto com os pais e seja vista como um complemento a ação da família e da sociedade.

Também devemos considerar que para a Educação Infantil cumprir seu papel, ela deve disponibilizar espaços para que as crianças possam usar a criatividade, com jogos e atividades que as deixem livres para escolher, interagir com o ambiente e aprender.

É o que administração municipal tem feito, com todas essas melhorias. Sempre trabalhando em parceria com a família, para que juntos, possam atender às reais necessidades da criança.