Para conservar as vias municipais, Pedágio do Atanázio inicia cobrança dia 1º

O pedágio municipal da Estrada do Atanázio, em Moreira César, iniciará na próxima segunda-feira, dia 1º, a cobrança e fiscalização eletrônica. Com o objetivo de evitar que veículos e caminhões de outras cidades tragam transtornos e prejuízos ao trânsito local, através da prática da evasão do pedágio da Rodovia Presidente Dutra, a Prefeitura de Pindamonhangaba modernizou o sistema marcando assim mais um avanço tecnológica em suas ações.

Isenções

Estão isentos do pagamento da tarifa quaisquer veículos licenciados no município de Pindamonhangaba (portanto, estes não necessitam de cadastro) e os veículos cujos os proprietários trabalhem ou estudem de forma permanente no município, que poderão se cadastrar através do site www.pindamonhangaba.sp.gov.br clicando no link SERVIÇO AO CIDADÃO e depois em PEDÁGIO.

Como funciona?

“O sistema está em fase final de testes e dia 1º iremos migrar todas as informações do sistema antigo para o novo sistema. Evitando surpresas e transtornos aos motoristas estamos comunicando sobre o novo sistema de cobrança, uma vez que não teremos mais funcionário no local”, afirmou a diretora de Trânsito, Luciana Viana.
O sistema é fácil e o motorista deve ativar seu veículo através do link http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/site/controle-de-veiculos-e-cargas/, onde o munícipe encontra o tutorial e todas as orientações para cadastrar suas informações pessoais e do veículo. A ação proporcionará que o motorista que utilize a estrada municipal possa transitar sem fila e atraso. “Através do sistema eletrônico a passagem do seu veículo será registrada e o motorista será notificado pelo sistema da Ocorrência de Passagem pelo pedágio, que estará detalhada no sistema de controle contendo foto, dia e horário da passagem pelo pedágio”, afirmou Luciana.
Para efetivar a cobrança e evitar as multas, o motorista poderá emitir o boleto ou ainda utilizar a linha digital para efetuar o pagamento da Tarifa de Pedágio e o pagamento pode ser efetuado nos bancos credenciados (Caixa, Santander, Itaú e Banco do Brasil). O veículo que não efetuar o pagamento do pedágio estará sujeito a multa prevista no Art. 209 Código de Trânsito Brasileiro no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira de habilitação.
Caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade o cidadão poderá entrar em contato com a Prefeitura de Pindamonhangaba através da Central de Atendimento, de forma eletrônica pelo do site https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento e protocolar a sua solicitação, ou pelo telefone3648-4813.

Controle de Veículos e Cargas

Outra ação do município para evitar a invasão de veículos de carga nas vias municipais foi a implantação do Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019. Através do aplicativo para o cadastro de veículos de cargas pesadas, criado para viabilizar a implantação.
“As vias da cidade que possuem fluxo intenso de caminhões e carretas já receberam placas que alertam para a regularização. O principal objetivo deste sistema é organizar a circulação de veículos no trânsito da cidade, principalmente veículos pesados e de grande porte nos acessos urbanos, e assim melhorar a fluidez do tráfego nas vias de trânsito rápido e evitar danificação da pavimentação asfáltica e de calçadas e, em especial, diminuir os riscos de acidentes”, afirmou Luciana Viana.
Aliado agora ao sistema eletrônico de fiscalização, os veículos de fora serão flagrados e autuados pelo sistema implantado no Anel Viário (próximo ao túnel do Castolira) e na Rua Suíça (próximo ao bairro do Carangola). Para mais informações sobre o sistema basta clicar no link: http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/site/controle-de-veiculos-e-cargas/.