Para otimizar tempo e melhorar atendimento, exames no Laboratório Municipal deverão ser agendados

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está reformulando o atendimento no Laboratório Municipal. Para aumentar a produtividade, eficiência e otimização do atendimento, desde o dia 9 de agosto os exames laboratoriais deverão ser agendados na unidade de origem do paciente.
A iniciativa visa tornar o atendimento mais acolhedor e valorizar o tempo, eliminando filas para aguardar a realização dos exames.
As vagas foram distribuídas de acordo com a demanda de cada unidade de saúde do município de Pindamonhangaba, podendo ser remanejadas de acordo com a necessidade. No Posto de Coleta Central serão abertas 125 vagas diárias para realização dos exames laboratoriais, sendo 15 pacientes a cada meia hora. No Posto de Coleta do CISAS serão abertas 50 vagas diárias, sendo 5 pacientes a cada meia hora.

Os pacientes com solicitação de exames de especialistas serão orientados a levar o pedido na unidade de origem para realizar o agendamento. A Secretaria de Saúde informa que alguns exames não precisarão de agendamento, tais como:
– Doenças de notificação compulsória (com guia Sinan). Os pacientes para controle de dengue podem ser encaminhados das 7h às 15h.
– Somente aplicação de PPD: 2ª, 3ª ou 6ª feira após às 10h.
– Espermograma: entrega do material das 13h às 15h.
– Somente Pesquisa de BK em escarro: encaminhar ao setor de infectologia das 7h às 9h de segunda a sexta–feira. Caso haja exames de sangue juntos no pedido, seguir o fluxo de agendamento.

Coleta Itinerante
As unidades de coleta itinerante e postos fixos devem manter o agendamento que acontece de segunda-feira a sexta-feira, conforme as escalas e cotas já pré-estabelecidas.
No posto fixo de coleta da Cidade Nova o atendimento é para os usuários das ESF Cidade Nova, ESF Jardim Eloyna, ESF Santa Cecília, ESF Triângulo, ESF Maricá e ESF Feital.
No posto fixo de coleta do ESF Nova Esperança são atendidos os usuários das unidades das ESF Nova Esperança, ESF Arco Íris, ESF Araretama 3, ESF Cidade Jardim e da UBS Bem Viver.
Todos esses usuários também terão opção de agendamento no Posto de Coleta Central.
Já em Moreira César, o Posto de Coleta do Cisas atenderá os moradores cadastrados nas unidades de saúde UBS Vila São Benedito, ESF Cisas, UBS Ipê II, ESF Vale das Acácias e ESF Azeredo.
As coletas domiciliares não terão alteração no fluxo.
Diariamente a população será atendida com 335 vagas para a realização de exames laboratoriais, distribuídas para coleta itinerante, UBS Vila Rica, ESF Araretama, ESF Cidade Nova, ESF Cisas e para o Posto de Coleta Central.

  • Créditos da imagem: Divulgação