Nossa Terra Nossa Gente : PARABÉNS A VOCÊ, BERTHA CELESTE HOMEM DE MELLO!

A quadrinha do “Parabéns a você” eternizou Bertha Celeste Homem de Mello (1902 – 1999), a pindamonhangabense que venceuo concurso da Rádio Tupi do Rio de Janeiro com a letra em português para o Happy birthday to you, melodia americana criada pelas irmãs Mildred e Patty Smith Hill, em 1875.

Pelas ondas do rádio, Bertha soube do concurso e estava pensando em escrever a letra, quando um rapaz que trabalhava perto da fazenda em que ela morava disse-lhe que iria à cidade e se ela queria alguma coisa. Ela escreveu em cinco minutos os versos – Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida -e pediu-lhe que postasse a carta no correio.

A quadrinha de Bertha foi escolhida dentre cinco mil participantes por três membros da Academia Brasileira de Letras: Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão. O “Trio de Ouro” da ABL se encantou com os versos de Bertha, pois eram um dos poucos trabalhos com quatro dizeres diferentes e que dava de goleada até na letra original!

Desde 1942 – data em que Bertha recebeu o prêmio de duzentos cruzeiros pelo feito e, posteriormente, os royalties pela consagrada quadrinha -, todos os dias, inúmeras vezes por dia, o ‘Parabéns a você’ é cantado no Brasil, saudando os aniversariantes, expressando o desejo de “muita felicidade” e de “muitos anos de vida”- dois votos com que a própria poetafora agraciada ao longo de seus 97 anos bem vividos.

Única filha de José Joaquim e Maria da Conceição Varella Homem de Mello, em 1918, a jovem partiu para a capital paulista para estudar na renomada Escola Caetano de Campos. Ao concluir o ginásio, cursou Farmácia na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba.

Em 1925, casou-se com o primo Lourival Homem de Mello. Tiveram uma filha, Lorice.

Nos idos de 1956, quandoLorice assumiu o cargo de professora numa escola de Jacareí, a família mudou-se de Pindamonhangaba, e, em Jacareí, Bertha continuou fazendo o que mais gostava: cuidar da casa, fazer crochê, ouvir música, escrever poemas, crônicas e trovas – sua paixão desde criança.

Publicou dois livros: “Devaneios” e “Poesias”, em que reúne poemas de seu diário pessoal (‘A capelinha do arraiá’, ‘Menina da roça’, ‘Romaria à Aparecida’,‘Sonho de cabocra’,‘Meu ranchinho’…), muitos deles, reminiscências do tempo vivido na fazenda em Pindamonhangaba.

Na ‘Atenas Paulista’, Bertha recebeu o título de “Cidadã Jacareiense” aos 12 de setembro de 1998, meses antes de falecer, em 16 de agosto de 1999.

No relicário dos filhos ilustres de Pindamonhangaba, resplandece Bertha Celeste Homem de Mello, a poeta de nossa terra, a poeta de nossa gente!

Parabéns a você, Bertha, que eternizou sua vida em quatro versos! Parabéns a você, Bertha, que poetizou sua terra natal e, aos pés da ‘serra encantada dos seus sonhos de menina’, aqui repousa in aeternum.

DEVANEIOS
Minha terra idolatrada,
revejo, em meus devaneios…
a várzea… a serra encantada…
o rio, doces coleios…
Mantiqueira majestosa,
fulgente e rara turquesa!
És a joia mais preciosa
do escrínio desta “Princesa”!
Às vezes, calmo, indolente;
outras, revolto, bravio…
– É como a vida da gente,
a vida de um velho rio…
Na serra, tão linda e calma,
sentindo os encantos seus,
enternecida, minh’alma
se ajoelha, louvando a Deus!
No velho baú da vida,
quem não guarda, com fervor,
um rio… um bosque… uma ermida…
– lembranças de um doce amor?
Já quase ao fim da jornada,
um anseio me domina:
voltar à serra encantada
dos meus sonhos de menina!