Parabéns Corporação Musical Euterpe!

Euterpe, que segundo a mitologia grega significa deusa da música e da poesia lírica, é a denominação da banda mais antiga do Brasil: a Corporação Musical Euterpe de Pindamonhangaba. Fundada em 22 de agosto de 1825, sua criação ou organização é atribuída ao maestro João Batista de Oliveira, conhecido por João Pimenta.
Atravessando períodos de extrema dificuldade e riscos de extinção, para sobreviver, essa gloriosa entidade musical passou por significativas reformulações (algumas delas, infelizmente, não registradas) e nesta terça-feira, 22 de agosto, alcança a impressionante marca de 192 anos de existência.
Originadas de uma banda trazida por D. João VI para o Brasil em 1808, as corporações musicais civis se multiplicaram, ainda no século XIX, pelas vilas, povoados e cidades do país. Participando de acontecimentos políticos, religiosos, cívicos e sociais, elas se apresentavam com a formação, disciplina e a organização das bandas militares. Uniformizados, de sapatos engraxados e quepes na cabeça, seus músicos desfilavam pelas ruas ao som de dobrados e depois iam se posicionar no coreto da praça principal, para brindar o público com a execução de xotes, valsas, choros, maxixes e outros ritmos.
Com a Corporação Musical Euterpe está prática não foi diferente no início de sua existência. O tempo passou. Músicos passaram pela banda e se foram, mas a Euterpe, não. Ela permanece viva e ativa. Isso devemos ao idealismo e ao amor de quem não poupou sacrifícios (músicos, simpatizantes, membros do poder público e amigos, independentemente de política, credo ou religião). Isso devemos às pessoas que, ao longo de sua história, não desistem dela. A Banda Euterpe continua se apresentando para as gerações que se sucedem ao longo de sua caminhada secular.
Fica aqui o nosso registro de “Parabéns a você” à banda e a todos os componentes, instrutores e demais pessoas ligadas a esta corporação que, já há algum tempo, vem sendo conduzida pela batuta do competente e persistente maestro Marcos Roberto de Souza.
A Euterpe, apesar dos percalços, se encontra no limiar dos 200 anos!!!.

  • Nesta sexta-feira (25), a noite no Teatro Galpão será de parabéns à Euterpe