Paratleta de Pinda é campeão nacional de paratambor

Alexandre Porto dos Reis é mais novo campeão de paratambor do Campeonato Nacional Quarto de Milha, no handcap 0. A prova foi realizada no último domingo (22), em Araçatuba e contou com paratletas, portadores de necessidades especiais, de todo o Brasil.
Alexandre participou pela primeira vez da competição, representando a equipe de Pindamonhangaba. Também competiu por Pinda a paratleta Stefania Apolinário Coqueti, no handcap 4.
Os dois praticam equoterapia e se descobriram paratletas em cima de um cavalo. Eles foram credenciados pela ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha e participaram da competição nacional de Paratambor, que é uma disputa similar à Prova dos Três Tambores, só que voltada para paratletas.
Alexandre ganhou o título após derrotar o até então campeão da modalidade. Após a prova, ele não conseguiu conter as lágrimas. “É muita felicidade! Eu nunca imaginei estar aqui e isso é um sonho pra mim”, afirmou ele.
Desde janeiro, os dois paratletas de Pinda têm treinado com o apoio da equipe da Cavalgar Equoterapia. “Esse é resultado de muita dedicação, esforço, parceria, de uma história e um vínculo gigante. Hoje, somos campeões em sonhar e realizar, em ser equipe e apoiar os desejos do outro. Nosso guerreiro Alexandre foi lá e firmemente nos presenteou com esse pódio.”, destacou o presidente da Associação Cavalgar, Jeferson Carlos de Oliveira.
A outra paratleta da cidade não alcançou o pódio, mas se sente agradecida pela oportunidade. “O maior prêmio é participar dessa equipe maravilhosa, que não mede esforços pra ajudar na inclusão. Estar numa competição nacional e testemunhar tantas histórias de superação, também escrevendo a minha própria história de luta, é a maior vitória que eu poderia querer”, disse Stefania.
A categoria paratleta nos 3 Tambores foi lançada pela ABQM em 2016. Como cada paratleta tem sua necessidade especial, a Associação criou quatro categorias com níveis diferentes, chamadas handcap. A handcap é uma vantagem que se concede a um ou mais competidores (pessoa ou animal) para compensar deficiências de sua parte e igualar as possibilidades de vitória de todos. O índice varia de 0 a 4 e quanto menor o handcap, maior a compensação) da prova de Paratambor.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • O campeão nacional Alexandre Porto, se preparando para a prova que lhe rendeu o título. No destaque, os troféus - Créditos da imagem: Divulgação
  • A paratleta Stefânia Apolínário, também competiu nas finais da modalidade - Créditos da imagem: Divulgação