Paróquias da cidade promovem solenidades especiais da “Semana Santa”

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
A “Semana Santa” das igrejas católicas de Pindamonhangaba estará repleta de atividades voltadas à comemoração da Ressurreição de Cristo. Em diversas regiões do município, os fiéis poderão participar das missas, procissões e solenidades nos períodos da manhã, tarde e da noite.
Na região central, na sexta-feira (30), a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, receberá na Igreja Matriz a solene Ação Litúrgica com Beijamento do Senhor Morto às 15 horas; a partir das 18 horas promoverá a encenação da Paixão de Cristo na Associação Atlética Ferroviária e, às 21 horas, a procissão do Senhor Morto, percorrendo as ruas do centro da cidade. No sábado (31), acontecerá a missa da Vigília Pascal às 20 horas e, no Domingo de Páscoa (1º/4), haverá santas missas no Santuário às 7, 9, 11 e 18 horas.
Já a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, conhecida como a igreja de São Benedito, contará com Via Sacra às 9 horas, Ação Solene com Adoração da Cruz às 15 horas e, às 19h30, a Cerimônia de Descimento da Cruz, com procissão e beijamento do Senhor Morto na “Sexta-feira Santa”. No sábado, às 19h30 será celebrada a missa da Vigília Pascal às e no domingo de Páscoa, missas às 7, 9, 18 horas e às 19h30.
O bairro Cidade Nova celebrará o calendário na Paróquia São Cristóvão, haverá Adoração às 8 horas, celebração da Paixão de Cristo às 15 e, às 20 horas, organizará a Procissão com o Senhor Morto pelas ruas do bairro na sexta-feira (30). No sábado, acontecerá a Celebração das Dores de Maria às 9 horas e a missa da Vigília Pascal, seguida da Procissão da Ressureução a partir das 19h30. No domingo, em todas as comunidades da paróquia, as celebrações serão no seu horário de costume.
No Crispim, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima efetuará a celebração da Paixão e Adoração da Cruz, na sexta-feira às 15 horas e, em seguida, às 19 horas, sairá a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do bairro. No sábado, das 8 às 11 horas, ocorrerá o “Beijamento do Senhor Morto” na igreja, mais tarde, às 21h30, a missa coma Benção do Fogo Novo seguida da Vigília Pascal, encerrando com uma confraternização no Salão Paroquial. No domingo, haverá missa para crianças às 10 e, às 19 horas a missa da Páscoa.
Na Paróquia São Vicente de Paulo no Distrito de Moreira César, na “Sexta-feira Santa”, terá a Adotação da Cruz às 15 horas; A encenação da Paixão do Senhor no Recinto São Vito às 19h e a procissão às 20 horas. No sábado, às 20 horas, acontecerá a missa solene com a Benção do Fogo Novo e Vigília Pascal. E, por fim, na Páscoa, ocorrerá uma procissão da Ressurreição às 6 horas e missas às 7, 9 e 19h30.
Festa de São Benedito
A tradicional festa de São Benedito na Paróquia Nossa Senhora da Assunção começa neste fim de semana e prossegue até 8 de abril. Em 2018, o tema da festividade é “São Benedito, vida guiada pela luz do Ressuscitado”.
A programação do festejo incluirá quermesses em todos os dias. Na segunda-feira (2), Dia da Festa, haverá um solene replicar de sinos às 5 horas, com santas missas durante o dia e a tradicional procissão de São Vebenedito às 17 horas.
De terça-feira (3) a sábado (7), as celebrações começarão a partir das 19 horas. E no domingo (8), três santas missas ocorrerão na igreja no período da manhã e mais duas no final do dia, às 18 horas e às 19h30.
A festa de São Benedito terá como atrações ao público, shows nos dias 1º, 2, 6, 7 e 8 de abril.