Parque da Cidade ganha pista de Pump Track e quadras de areia

A maior pista pública de Pump Track foi inaugurada no domingo (25), no Parque da Cidade. O local recebeu, ainda, duas quadras de areia, sendo uma de futebol e outra de vôlei, que também estarão abertas para o lazer da população.
A cerimônia de inauguração contou com a presença dos homenageados, Renato Paiva – que deu seu nome à pista – e do casal Alfredo de Andrade “Una” e Maria Helena Gíudice de Andrade, que nomearam as quadras de futebol e vôlei de areia. O prefeito Isael Domingues, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, o presidente da Câmara vereador Carlos Magrão e demais autoridades do município também marcaram presença na solenidade.
Após a palavra das autoridades, homenagens e descerramento das placas inaugurais, foram realizados amistosos de futebol, com equipes da Associação de Moradores do Arco-Íris e Nova Esperança, e de vôlei de areia, com as duplas femininas Astrid e Val x Naira e Paula e masculinas Borges e Natan (Semelp), Matheus e Luiz Guilherme (Paineiras), e Érick e Júnior (de Caraguá). Ao mesmo tempo, Renato Paiva e convidados fizeram demonstrações na pista de Pump Track, que já estava aberta ao público, ao som da banda Bellator.
Também presente no evento, o ônibus da Saúde “Nos Caminhos da Saúde”, realizou a vacinação contra febre amarela na população.
Esporte e Saúde
Para o prefeito Isael Domingues, a ideia desta gestão é que esporte e saúde estejam sempre juntos. “Acreditamos que o esporte para todas as idades, seja competitivo ou de lazer, é a melhor forma de construir uma sociedade com mais qualidade de vida”, afirmou. “Trouxemos muitas melhorias para o Parque da Cidade, para que as famílias tenham um local agradável para suas atividades físicas. Nossa intenção é, em breve, inaugurar uma pista de moutain bike aqui também no Parque, além de outras novidades que virão por aí”.
O prefeito lembrou ainda que o investimento na pista e nas quadras de areia são fruto da parceria com a iniciativa privada,- por meio do decreto nº 5431/2017, que permite a doação para a prefeitura – somados a mão de obra da administração municipal e ao melhor aproveitamento de materiais, resultando em um custo muito baixo para os cofres públicos.
Novos talentos
O principal incentivador da pista e homenageado, Renato Paiva, lembrou que esta pista de Pump Track foi projetada para o incentivo ao esporte. “Essa pista não é de alto desempenho, mas de base para o desenvolvimento dos esportes, tanto bike, skate ou patins. Quem sabe não descobrimos um talento aqui, nesta pista?”, destacou.
De formato simples e seguro, a pista é um local onde crianças e jovens encontram uma forma divertida de praticar esporte. Da mesma forma que existem “Quadras” Poliesportivas, que são exclusivas dos esportes com bola, o Pump Track pode ser chamado como “Pista” Poliesportiva, que promove a prática dos esportes urbanos de rodas, como bike, skate, patins e patinete. Promove a coordenação motora, resistência física, interação social entre as diferentes faixas etárias, classes sociais e tribos esportivas.
O próximo passo será realizar um chamamento público para a contratação de um professor que atenderá as modalidades de skate, roller e BMX. A expectativa é que as aulas atendam todas as idades, com o nível iniciante e intermediário, aos sábados e domingos e, conforme haja necessidade, as aulas podem ser estendidas para o meio da semana.

  • A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Vieira Domingues, entregou flores à homenageada Professora Maria Helena Gíudice de Andrade, que emprestou seu nome às quadras de areia do Parque
  • Descerramento da placa inaugural das quadras de areia, mostrando a alegria e emoção dos homenageados, Professor Una e Professora Maria Helena