Parque da Cidade recebe evento comemorativo do programa “Escola da Família”

Nem mesmo o clima chuvoso espantou o público do evento de celebração dos 15 anos do programa “Escola da Família”, realizado em Pindamonhangaba, no último sábado (25).
Com entrada gratuita e aberta a toda a população, a festividade aconteceu no Parque da Cidade e recebeu dezenas de pessoas que prestigiaram as apresentações.
As atividades oferecidas no local englobam os quatro eixos do programa: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. São elas: “Oficinas de artesanato”; “Apresentações de dança e de música”; “Aferição de pressão arterial”; “Avaliação física”; “Reflexoterapia” e o grande sucesso que é a “Mostra dos trabalhos realizados nas escolas”.
“Ao longo desses 15 anos conseguimos ter parceiros e voluntários bem expressivos nos quatro eixos trabalhados pelo programa. É interessante pensar que quando começou, em agosto de 2003, foi um grande desafio para todos nós, pois foram abertas todas as escolas. E criar essa cultura de que a escola estava aberta para a comunidade, para que pudesse oportunizar esses locais, até então ociosos, com espaços para a prática de alguma atividade da própria comunidade foi desafiador”, conta a dirigente Regional de Ensino, Gicele de Paiva Giúdice.
Gicele acrescenta que em mais de uma década de programa “são muitas as histórias e testemunhos de sucesso: como uma via de mão dupla. Por exemplo, aquela ‘senhorinha’ que se incomodava com os barulhos vindos da escola, foi convidada pela educadora para auxiliar com trabalhos manuais. Ela começou a frequentar a escola e nunca mais houve uma reclamação, pois ela se sentiu parte da escola e profissionalizou pessoas da comunidade”.
Estes são apenas alguns dos bons frutos colhidos pelo programa no decorrer desses 15 anos de atuação. Ela cita também pessoas que estavam desempregadas, procurando uma profissão e que acabaram “se encontrando” na pintura, e no artesanato, como a confecção de chaveiros, por exemplo.

Mais qualificação

A maior oportunidade que o programa traz é a concessão de bolsas de estudos financiadas pelo Estado por meio de convênios com instituições de Ensino Superior, que garantem 100% da gratuidade dos alunos bolsistas. A contrapartida deles é trabalhar sábado ou domingo nas escolas, desenvolvendo projetos junto à comunidade, geralmente na área em que eles pretendem atuar.
Os milhares de jovens que são ou que já foram atendidos pelo programa “Escola da Família” acabam tendo um diferencial que é a bagagem e o convívio com a comunidade. Isso permite melhor desenvolvimento da cultura de paz e ampliação dos horizontes culturais da escola por meio das oficinas e das atividades ofertadas à população.
A Diretoria Regional de Ensino atende escolas de Pindamonhangaba, Tremembé, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

“Presto a minha gratidão a todos os meus gestores, que incansavelmente trabalham o ano todo para que esse dia seja uma pequena mostra de tudo que é feito no cotidiano escolar. Também agradeço aos universitários que se envolvem todos os fins de semana junto à comunidade. Aos voluntários por doarem parte dos seus dias fazendo o bem. Agradeço à professora coordenadora Karen e à supervisora Denise, que também não medem esforços para a construção de ações junto ao
‘Escola da Família’. Enfim, a todos
que levam seu melhor.”

Gicele de Paiva Giúdice
Dirigente Regional de Ensino

 

“É com muita alegria que celebramos esta festa linda que faz parte do evento da nossa cidade. E hoje, foi coroada com a presença do nosso prefeito, do subprefeito de Moreira César, da coordenadoria de Eventos e do Fundo Social, que com essa parceria puderam abrilhantar ainda mais o nosso evento.”

Gicele de Paiva Giúdice
Dirigente Regional de Ensino