Editorial : Parque para todos

O Parque da Cidade de Pindamonhangaba, cada vez mais vem sendo referência como lugar de encontro, lazer, atividade física e entretenimento em família. Isso entra em conformidade com uma nova realidade que se desenha no País.

O lazer vem ganhando cada vez mais importância na temática social e deixa de ser caracterizado por valores como descanso, distração, recreação e divertimento, passando a ser encarado como uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

Conforme Constituição da República Federativa do Brasil, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados e é descrito que é de responsabilidade do poder público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Assim, dentro do contexto de que lazer é uma necessidade básica da população, o lazer no espaço urbano é de fundamental importância para o encontro e o convívio social, o que oportuniza uma vida melhor para todos.

Pensando neste princípio, a administração pública de Pinda trabalha para oferecer opções de lazer para a comunidade e o Parque da Cidade é uma das referências para essas ações.

No domingo (30), diversas atrações para a família serão realizadas no parque e todos podem participar, gratuitamente. Um dos eventos é o “café caipira junino” promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, com os produtos feitos nas oficinas gratuitas de culinária do Projeto “Reinvente”.

Também estão programadas caminhada e corrida da Abrapes (Associação Brasileira de Esclerodermia e Doenças Relacionadas) com concentração às 8h30 e largada às 9 horas, em frente ao palco.

Ainda no domingo, o parque recebe o “Yoga Ao Ar Livre”, das 8 às 19 horas, em três áreas ao mesmo tempo: Sol (ao lado do estacionamento), Terra (bosque ao lado do Portal de entrada) e Lua (coreto).

A prefeitura vem realizando diversas obras para melhorar a acessibilidade no Parque da Cidade. A missão de cuidar do local deve ser dividida com a comunidade. Assim, a cada dia, nosso parque estará mais bonito, movimentado e preparado para receber as famílias!