Parque Trabiju é reaberto com Caminhada Solidária

O Parque Natural Municipal do Trabiju foi reaberto no último domingo (21). A reabertura foi marcada por uma caminhada solidária, que contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas.
O tempo fechado não tirou o ânimo de quem foi ao local. As pessoas começaram a chegar por volta das 8h e, após um café da manhã ao ar livre, partiram para uma trilha de cerca de 1,5 quilômetro pela mata.
No caminho, os visitantes passaram por um lago, alguns córregos e riachos, trechos de subida e por fim, avistaram a antiga caixa d’água, que dá nome à trilha e abasteceu o município até 1930.
Eles foram acompanhados por guardas ambientais e pesquisadores do parque, que mostraram um pouco da diversidade da flora e da fauna local.
Para Fátima Oliveira, o passeio valeu a pena. Ela participa de um grupo que costuma fazer trilhas mensalmente, mas ainda não conhecia o Trabiju. “Nós fazemos trilhas em parques de Cunha, Paraty, Campos do Jordão e Guaratinguetá, mas não tínhamos tido a chance de visitar esse parque que fica na nossa cidade. Apesar de ser um percurso curto, pudemos observar que é um lugar muito rico e o contato com a natureza é sempre positivo”, afirmou ela.
Regina Midori é membro do Conselho Gestor do Parque e foi até o local para dar boas vindas aos visitantes. “Vim falar sobre o parque, que pode ser uma opção de lazer para os moradores. Creio que quem esteve aqui será um agente multiplicador, para divulgar que nosso parque é uma área de conservação ambiental e pode ser explorado para educação ambiental, pesquisa e também passeios monitorados, com objetivo de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e do patrimoônio histórico, já que o parque também faz parte da história do desenvolvimento da cidade”, destacou ela.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, Marcos Vinícius Carvalho, a iniciativa teve o saldo positivo. “A ação foi além de nossas expectativas e fazer outras atividades assim, para que gradualmente e com cuidado, o Parque possa ser uma opção de lazer e pesquisa para toda a população”, afirmou.
O prefeito Isael Domingues também participou da caminhada. “Nosso objetivo é oferecer a possibilidade de um lazer consciente, que envolva também educação ambiental, de uma forma segura e que não agrida o meio ambiente. O parque é muito rico e esse passeio é uma amostra de seu potencial”, disse ele.
Doações
Os participantes da caminhada doaram leite em pó ao Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba. Ao todo, foram doados 106 pacotes, que corresponde a 46 quilos de leite que serão distribuídos a entidades carentes do município.
Para a presidente do FSS, Cláudia Domingues, o apoio da população tem sido fundamental. “Em todos os eventos beneficentes e solidários, as pessoas têm aberto o coração e contribuído, atendendo aos nossos pedidos. Isso nos deixa felizes pois só em parceria com a comunidade é que poderemos fazer um trabalho eficaz”, ressaltou.
Durante a caminhada, o Departamento de Meio Ambiente fez doação de mudas de árvores para os visitantes. Aproximadamente 200 mudas foram entregues a quem passou pelo parque.
Os interessados em conhecer o Parque Natural Municipal do Trabiju devem obter informações sobre o agendamento de visitas no Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone 3648-3323.

Imagens: Aiandra Alves Mariano
  • Pesquisadores e agentes da Guarda Ambiental deram orientações sobre a fauna e a flora do Parque
  • Percurso contou com travessia de córregos e riachos