Parque Trabiju recebeu a 2ª Caminhada Solidária

Colaborou com o texto
Jennifer Gonçalves

Na manhã do último sábado (1º/7), foi realizada a 2ª Caminhada Solidária no Parque Trabiju, e os participantes puderam doar brinquedos para o Fundo Social de Solidariedade. A caminhada faz parte da programação em comemoração ao aniversário da cidade de Pindamonhangaba e promoveu uma manhã cheia de lazer para as 120 pessoas que fizeram sua inscrição antecipadamente.
A manhã se iniciou com a entrega dos coletes. O Ciit (Centro Itinerante de Informações Turísticas), também esteve presente informando as pessoas sobre todos as outras atrações de Pinda.
Os participantes se dividiram em grupos e puderam assim fazer a caminhada, começando pela Trilha da Caixa D’água, passando pela Trilha das Ruínas, posteriormente pela Trilha do Aríete e pela Trilha da Ponte Pênsil, finalizando com a exposição dos cinco elementos. Ao final da caminhada os participantes puderam levar para casa mudas de Uvaia, Cereja do Rio Grande, Areca Bambu, Cabeludinha, Cambucá, Jabuticaba, Romã, Ameixa, Canito, Araça Vermelho e Erica, doadas pela equipe do Departamento de Meio Ambiente.
“No parque, a primeira caminhada foi na Trilha da Caixa d’água e foi excelente. Essa foi a primeira captação de água da cidade. A segunda foi uma trilha mais difícil, com mata fechada, mas também ocorreu tudo certo”, avalia Fernando Flores, guarda ambiental responsável pelo Parque. Ele comenta ainda que as próximas caminhadas serão na Trilha da Gruta e Trilha do Pântano.
Desde 2009, o parque virou uma unidade de conservação e por esse motivo vem recebendo diversos incentivos. Atualmente existem pesquisas relacionadas a morcegos e a pássaros, e no passado sobre borboletas. “O objetivo é criar um acervo, com guia de pássaros, morcegos e borboletas para poder oferecer aos visitantes como conteúdo a mais”, explica Fernando. Além da ampla diversidade da fauna, o Trabiju é rico em flora e seu passado é histórico.
A moradora da cidade, Mara Bolson, não conhecia o parque ainda, e por ser uma admiradora da natureza fez diversos elogios ao evento. “Adorei a mata, adorei as companhias, adorei o guia que soube explicar tudo, foi tudo perfeito, tudo fantástico”. Ela afirma ainda que voltará outras vezes e na próxima irá trazer os filhos, já que o parque é uma ótima forma de lazer em família.
Atualmente, o Parque Trabiju só recebe visitas agendadas través do email parquedacidade@pindamonhangaba.sp.gov.br. O passeio deve ser feito no período da manhã, das 9h ao meio-dia, e as trilhas só são feitas com o acompanhamento dos guardas ambientais.