Parque une natureza e história

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma Unidade de Conservação com 603,9 alqueires de Mata Atlântica, que corresponde a cerca de 400 campos de futebol.
O local possui um sítio histórico-cultural que abriga o complexo do sistema de abastecimento hídrico implementado pelo município no século XIX para abastecimento de Pindamonhangaba.
Nessa época, o Parque do Trabiju era a então Fazenda da Represa, já de propriedade do município, cujo abastecimento público perdurou até os anos de 1930. Atualmente o sistema abastece o Parque e a Fazenda Santa Helena, sendo ainda possível observar suas tubulações, ruínas e a antiga estrada.
A área, que antes pertencia à Fazenda Santa Cruz, foi adquirida pelo poder público em 1889. Visto como um político progressista, o prefeito da época, Dr. Francisco Marcondes Romeiro planejava abastecer a cidade com a água da Serra e para isso promoveu a captação do riacho Trabiju. Inclusive , mandou trazer da Bélgica o material, dentre eles, canos de ferro para a adutora. Assim, logo depois eram inaugurados, um chafariz no bairro Boa Vista, outro no Largo do Quartel, e mais tarde o da Praça Monsenhor Marcondes, que ainda recebe a água do manancial do Trabiju.
O parque é uma das mais importantes Unidades de Conservação do Vale do Paraíba. Recebe constantemente grupos de pesquisadores de diversas universidades em busca de dados sobre as mais variadas espécies, tais como borboletas, morcegos e sapos. E como tal, tem relevante valor para a preservação e a educação ambiental.

  • Os participantes tiveram um café da manhã e uma aula de alongamento antes da caminhada de 1,5 km
  • O grupo “Amigos da Natureza” é acostumado a fazer trilhas, mas não conhecia o Parque Trabiju