Participação em seminário visa levar melhorias para bibliotecas de Pinda

Para levar cada vez mais melhorias para as bibliotecas públicas municipais, os funcionários das unidades estão constantemente participando de treinamentos e reciclagem de conhecimentos. No dia 17 de maio, duas funcionárias das bibliotecas de Pindamonhangaba – Nair da Silva Cavalcante de Souza Oliveira e Roseli Antoni Soares da Costa – e a bibliotecária Rosilene de Cássia Cardoso, participaram do seminário “A Biblioteca Pós Gutenberg: Políticas para Informação Pública”, que ocorreu no auditório da biblioteca Brasiliana, Cidade Universitária da USP.
O seminário teve como objetivo discutir a Informação Pública no ambiente brasileiro, debatendo sobre o futuro das bibliotecas e sua necessidade de modernização. O Seminário enfatizou a importância das bibliotecas promoverem ações culturais, serem fontes de informações e prestação de serviço à comunidade e, principalmente, estarem preparadas para a era tecnológica, aproveitando o avanço tecnológico como aliado, utilizando-se de livros digitais e de um sistema informatizado para cadastro e consulta dos materiais que fazem parte do acervo da biblioteca. Foram citados como exemplos as bibliotecas do Paraná, que possuem tablets para utilização dos usuários e um painel eletrônico no qual aparecem as vagas de emprego disponibilizadas, diariamente.
Também foi explorada a ideia de utilizar o ‘Espaço da Biblioteca’ como ponto de encontro para discussões de livros, apresentações teatrais, oficinas literárias, enfim que a Biblioteca seja um espaço atrativo e agradável, com um atendimento cortez para que as pessoas sintam-se bem e retornem constantemente.
As participantes do seminário voltaram empolgadas e com muita ideias para serem implantadas nas unidades de Pindamonhangaba.