Editorial : Passado e futuro

Pindamonhangaba completa, na sexta-feira (10), 315 anos de emancipação político-administrativa. Quanta história temos para contar, não é mesmo? Muita água já passou pelo Rio Paraíba do Sul, cortando nossas planícies e morros. Histórias de grandes barões do café, tempos áureos que deixaram saudades e “causos”.

Dia de aniversário é dia de relembrar, sentir saudade… mas também é dia de olhar para frente. De sonhar e projetar um futuro digno do passado que embala nossa Princesa do Norte.

Em tempos de pandemia, a administração municipal tem lutado para seguir com todos os projetos. As ações de zeladoria urbana e a parceria com a iniciativa privada têm sido uma prioridade, que vem trazendo um novo visual para a cidade, que busca tornar-se mais acolhedora para sua gente e para os turistas.

E no campo do desenvolvimento, a Princesa do Norte visualiza grandes investimentos na modernização do seu piso asfáltico e na construção de obras que trarão benefícios direto para toda a comunidade, como os novos terminais rodoviários, por exemplo, entre outros grandes projetos em andamento.

É esse o caminho: celebrar o passado e focar no futuro. Se assim não for, desperdiçamos o presente. Que as passagens gloriosas e retumbantes de nossa história sejam inspiração para novos horizontes.

Encerramos nossa reflexão com uma citação de Carlos Fortuna, em seu artigo “As cidades e as identidades: narrativas, patrimônios e memórias”:

“Serão as ruínas, os monumentos e os museus manifestações espaciais e artefatos que decoram a cidade que habitamos? Ou ao contrário, serão eles elementos históricos, artísticos e culturais que atualizam o passado e lhe dão vida?”