Pássaro de difícil visualização é fotografado em Pinda

Aiandra Alves Mariano
***
Neste mês, uma imagem de um pássaro chamado Sanã-do-Capim foi registrada em Pindamonhangaba.
Essas aves, da família Rallidae, são numerosas mas, entretanto, na maioria das vezes são desconhecidas. Esse desconhecimento advém de seus hábitos, geralmente desconfiadas e tímidas. Poucas espécies são conhecidas do grande público, e são mais reconhecidas por seu canto do que por visualização.
O registro foi feito pelo observador de aves Juliano Marques Gomes, na Fazenda Santa Isabel. A ave em questão mede 14 cm e possui poucos registros fotográficos no Estado de São Paulo, com apenas 40 fotos.
Este é o primeiro registro da Sannã-do-Capim para cidade de Pindamonhangaba e o terceiro para o Vale do Paraíba. Sendo que todas as fotos registradas eram de indivíduos adultos e a ave fotografada por Juliano é jovem.
A espécie ocorre em todo Brasil, mas devido à falta de pesquisas, sua distribuição é mal conhecida.
“Para fazer o registro dessa espécie foi preciso construir um pequeno túnel no mato, pois é bem difícil ela sair em área aberta, onde é preciso ter tempo e muita paciência. Foi uma semana tentando fazer o registro fotográfico, até que um dia, após quatro horas de observação, consegui fotografar um indivíduo jovem”, conta Juliano.
O fotógrafo dedica, pelo menos, algumas horas toda a semana para observar e fotografar pássaros em Pinda. Em 2017 ele fotografou uma família de Jacurutus, a maior espécie de coruja das Américas e um Falcão Peregrino, ave migratória que vem da América do Norte. Ele também já contribuiu com registros de outras espécies encontradas na cidade na plataforma WikiAves, como o gavião do banhado, o falcão de coleira e o papa formiga de grota, entre outros.

  • Ao todo, só há cerca de 40 registros da ave no Estado de São Paulo
  • Fotógrafo e observador de pássaros Juliano Marques