Passos internacionais

Projeto social de dança de Pindamonhangaba participa de festival na Argentina e alcança bons resultados

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

A Cia. de Dança Studio A corresponde a um projeto social ao disponibilizar aulas com mensalidade acessível em Pindamonhangaba, em um espaço cedido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, desde 2009. Atualmente, mais de 30 participantes de variadas classes socioeconômicas têm contato com a arte dançante e algumas delas embarcaram em uma aventura internacional. A instituição levou 12 bailarinas para o festival “XIV Los Mejores Del Circuito Mundial CIAD”, em Buenos Aires, capital da Argentina. As apresentações aconteceram no início do mês e renderam experiências bem avaliadas pelos jurados.
Depois de muita expectativa, a atuação em solo argentino ocorreu no dia 3 de novembro. Antes disso, muitos ensaios e trabalhos para arrecadação de verba fizeram parte dos preparativos. Cada família das dançarinas arcou com passagens aéreas e hospedagem, a Semelp (Secretaria de Esporte e Lazer) auxiliou com o transporte até o aeroporto e alimentação e uma vereadora da cidade organizou um bingo que teve doações do prefeito e da primeira dama, também presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Ou seja, uma mobilização coletiva viabilizou que a participação fosse concretizada. “A maioria não possui muito poder aquisitivo e não tem condições de pagar uma aula de balé ou de qualquer modalidade dança”, aponta Theise Cory Maitri Lobo, uma das responsáveis pela Cia. de Dança Studio A. Formada pela Cia. Dança e Expressão, de Taubaté, a dentista dança desde os oito anos de idade e duas décadas depois foi uma das representantes mais velhas a carregar o nome de Pinda na Argentina. A faixa etária do grupo pindense que esteve no festival variou entre 10 e 28 anos.
Além dela, a diretora geral da Cia., Solange Lobo, e os responsáveis legais das bailarinas viajaram para Buenos Aires. A ida ao território estrangeiro veio de classificações em uma pré-seleção no Brasil. Quatro coreografias foram aprovadas para participar do mundial sendo elas: balé de repertório em grupo, dueto de balé de repertório, solo balé livre e duo jazz lyrical. O resultado de cada apresentação pode ser conferido nas imagens. De agora em diante, o conjunto aguarda novas oportunidades de competir internacionalmente.

  • “Pérolas do Oceano” das bailarinas Ana Beatriz e Ana Luiza ficou em primeiro lugar como dueto de balé de repertório
  • Em balé de repertório em grupo, a coreografia “Don Quixote” se foi a campeã
  • Duo jazz lyrical “Sintonia” foi apresentado por Theise Cory e Monique Silva e ganhou em primeiro lugar na categoria
  • Na categoria de solo balé livre, Marina conquistou o segundo lugar com “Petit Ninfa”