Editorial : Pausar é o melhor remédio

Pesquisas indicam que os níveis de estresse dos brasileiros estão altos. Segundo levantamento do International Stress Management Association, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. O instituto avaliou que 72% das pessoas no mercado de trabalho sofrem sequelas da sobrecarga emocional.

Já a pesquisa Stress no Brasil, realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), identificou que 34% dos 2,2 mil brasileiros entrevistados consideram que vivem estresse extremo. Os relacionamentos familiares e amorosos seriam os maiores causadores.

Ninguém deveria menosprezar a importância das pausas na vida. É nas pausas que a gente dá descanso ao corpo e a mente e consegue refletir com clareza acerca do futuro, reavaliar o passado e dar um novo norte para a vida. Fazer a si mesmo a pergunta: “Estou no caminho certo?”

A ansiedade é um sentimento de defesa do corpo, um sinal de alerta. A pandemia do coronavírus é um exemplo. Em 2020, muita gente ficou preocupada em perder o emprego ou ser contaminado, as pessoas estavam apreensivas com o que poderia acontecer no futuro. Mas a sensação também pode virar doença. Isso acontece quando os sintomas (enjoo, tontura, dor de cabeça, falta de ar, palpitação, sensação de sufocamento) persistem por muito tempo e trazem prejuízos para o corpo.

Pessoas de famílias ansiosas têm maior chance de desenvolver os transtornos, mas um ambiente conturbado, com dificuldades econômicas, maus-tratos, abuso e violência na infância, separações também contribuem para o aparecimento do quadro.

As recomendações gerais dos especialistas incluem: ter uma dieta saudável; aprender a equilibrar trabalho e descanso; controlar a exposição aos eletrônicos, principalmente à noite; evitar o excesso de álcool, café, cigarro e outros estimulantes; e levar o sono a sério (dormir mal também colabora para o excesso de hormônios do estresse, o que só agrava o quadro de ansiedade). Todos esses bons hábitos funcionam como prevenção para os transtornos ansiosos. Mas o principal deles talvez seja equilibrar trabalho e descanso. Pausar. Parar. Sossegar. Respirar.

No fim, é sobre isso: Respirar, pra não pirar.