Editorial : Paz e força a todas as mães!

A proposta de alterar o “Dia das Mães” do mês de maio para agosto de 2020 visando melhorar a questão econômica não animou os comerciantes e pelo visto a proposta sugerida pelo governo estadual de São Paulo não ‘vingou’…

Em época de pandemia do novo coronavírus, a população parece estar um tanto confusa e insegura quanto ao futuro, seja ele daqui a seis meses ou daqui a dois dias.

Por isso, pensar em datas comemorativas nunca teve tão pouco entusiasmo quanto no momento atual.

Com origem na Grécia antiga, o “Dia das Mães” faz referência à entrada da primavera, quando era celebrada uma festa em honra a Rhea ou Cibele – a Mãe dos Deuses. Também há relatos de que nos Estados Unidos, a criação tem a ver com a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os “Mothers Days Works Clubs”, visando a diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Dois anos após sua morte (12 de maio de 1907), sua filha Anna Jarvis criou um memorial à mãe e iniciou uma campanha para que o “Dia das Mães” fosse um feriado reconhecido.

Desde então, a data é muito comemorada ao redor do mundo. Com alguns protestos e campanhas reflexivas, mas sempre com o teor de celebração.

Talvez este ano seja diferente…

Filhos talvez não estejam focados em presentes; e mães – mesmo que sempre pensaram e até falaram isso – não desejam presentes materiais, mas sim que seus presentes mais valiosos (filhos e familiares) tenham suas vidas preservadas…

E que assim seja! Que a prece de cada mãe possa alcançar a graça da vida e da felicidade de estar com os seus. Um “Dia das Mães” de paz e de bênçãos!