Pead: o programa que abre os caminhos

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Existe em Pindamonhangaba, desde 2002, o Pead – Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado – que tem como objetivo oferecer uma oportunidade de bolsa-auxílio às pessoas em situação de desemprego, além de resgatar a autoestima. O programa é da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social.
Foi o que aconteceu com o trabalhador do Pead, G.M. Silva, 32 anos, que foi morador de rua na cidade. Ele conta que há 18 anos a família mora no Vale do Paraíba, mais precisamente em Pindamonhangaba, e que a falta de emprego o fez recorrer à criminalidade. Mesmo na condição de detido, Silva sabia que precisava mudar a vida e ter um novo jeito de viver com meios seguros e lícitos.
Após cumprir devidamente sua pena, ele entendeu que precisava de um recomeço, mas o primeiro obstáculo que encontrou foi a resistência da família que já não o aceitava mais. Então, como última escolha, Silva passou a viver nas ruas da Princesa do Norte.
Foi numa abordagem realizada pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura que o rapaz encontrou uma saída. Depois de uma longa conversa e acompanhamento, Silva ingressou no Pead. Atualmente, ele trabalha no Viveiro Municipal e, há cerca de um ano, faz parte do projeto.
“Morei um tempo na rua, mas, graças a Deus sempre tive a meta de buscar a melhora e também de sair das ruas! Tenho ao meu favor que não bebo, não uso drogas e tinha a convicção que não queria recorrer ao crime novamente. E corri atrás de tudo que eu tinha à disposição para mudar de vida, conheci a Assistência Social da prefeitura e conheci o Pead”, relembrou Silva.
O rapaz não é o único, cerca de 200 pessoas encaminhadas dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) atuam pelo programa. Neste segundo semestre, em reunião, foi acordado entre o prefeito Isael Domingues e a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, a abertura de dez novas vagas destinadas para moradores de rua.
A secretária de Assistência Social comenta que os motivos que as pessoas da cidade vão para as ruas são, principalmente, desemprego e dependência química, e que a prefeitura está empenhando seus esforços para que essa situação seja transformada.
De acordo com, a intenção é fazer com que eles ingressem novamente no mercado do trabalho, tenham uma fonte de renda e resgatem a dignidade humana. E há também o encaminhamento para internação e tratamento contra drogas para aqueles que desejam ter um novo rumo na vida.

Abordagem e rondas noturnas

O frio é coisa séria e muitas vezes passa despercebido, enquanto estamos devidamente aquecidos dentro das nossas casas. Desde o último mês, com as baixas temperaturas em Pindamonhangaba, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura intensificou as rondas e abordagens aos moradores de rua, na intenção de convencer essas pessoas a seguirem para o SOS, instituição parceira da Prefeitura, para que possam dormir em local seguro e ter refeições de qualidade – café, almoço e janta – além do banho. Não há limite de dias para que eles passem no S.O.S, basta desejar ir e passar as noites.
“Muitos não querem ir, pois estão acostumados a ficarem naquele local. Por isso, precisamos deste trabalho de ronda. Mesmo nas noites frias, nós abordamos os moradores e os convencemos a irem dormir num local seguro e ter uma boa alimentação. Dizemos sempre para eles que o frio é coisa séria, ele pode matar”, garantiu Ana Paula Miranda.
De acordo com ela, realmente existe a resistência pelos moradores de rua. Um fator relevante que os impediriam de aceitar este abrigo é o estabelecimento das regras do SOS, sendo uma delas o verdadeiro desafio: deixar o alcoolismo e o uso de drogas.
O SOS possui um trabalho de acolhimento, em que além da higiene pessoal e alimentação, oferece também pijamas limpos. A capacidade do abrigo é de aproximadamente 30 leitos com possibilidade de aumento, conforme a necessidade.
Após passarem a noite, pela manhã é realizado um serviço de assistência social para a localização dos familiares desses moradores de rua.

Campanha contra a mendicância

A Secretaria de Assistência Social de Pindamonhangaba destaca que o apoio da população de Pindamonhangaba é muito importante para o sucesso deste trabalho, até mesmo na indicação de locais em que estão os moradores de rua. “Ao invés de dar esmola, é importante que nos ajudem a tirar essas pessoas das ruas, pois elas estão sujeitas às situações de riscos sociais. Além de nos indicar, por meio de telefone, onde estão essas pessoas, para que possamos fazer a abordagem”, enfatizou a secretária Ana Paula.
Neste ano, a Assistência Social realizou uma campanha contra a mendicância em Pindamonhangaba, alertando para os riscos que a mendicância possui para aqueles que a praticam.
Os moradores de Pindamonhangaba que desejarem ajudar as pessoas que estão em situação de rua podem acionar a Secretaria de Assistência Social pelos telefones 3643-1607 ou 3643-1609 ou comparecer no prédio que fica na rua Euclides Figueiredo, 94 – Alto Cardoso, de segunda a sexta-feira.

  • O inverno atinge mais severamente os moradores de rua
  • O SOS (Serviço de Obras Sociais) é instituição parceira da prefeitura, que oferece refeições de qualidade e um local para repouso
  • Nas rondas noturnas, busca-se encaminhar o morador de rua a um lugar seguro