“Pega-tudo” atende moradores no Jardim Resende

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Nesta semana, a equipe do “Pega-tudo”, da SMSP – Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, esteve no bairro Jardim Resende fazendo a retirada de galhos e entulhos. Ainda nesta semana o “Pega-tudo” atende, simultaneamente, o Lessa, Vila Rica, Vitória Park, Jardim Eloyna, Nova Esperança, Arco-Íris e Araretama.
Na próxima semana, de 3 a 6 de abril, o “Pega-tudo” estará no Jardim Eloyna, Socorro, Parque das Nações, Ariene e Nehemia. Continua no Arco-Íris, Nova Esperança e Araretama até dia 5.
Promovida pela SMSP, a ação consiste na retirada de entulho que estava depositado nos quintais e áreas verdes dos locais por onde passa. O “Pega-tudo” é considerado um grande aliado da saúde, pois acaba com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikunguya e zika, e de animais peçonhentos, melhorando a qualidade de vida de toda a cidade.
Neste novo formato, várias frentes estão nas ruas ao mesmo tempo, ampliando a área de atuação do programa e diminuindo o tempo de retorno das equipes aos bairros.
Para que o “Pega-tudo” tenha bom desempenho, é preciso que a população participe. Os moradores deverão separar entulho e lixo de seus quintais e depositar nas calçadas, pois a equipe não entra no interior das residências. Caminhão, retroescavadeira e funcionários fazem o recolhimento deste material e outras equipes acompanham o serviço realizando a capina e varrição daquela região.
Importante destacar que a colocação deste material nas calçadas pelo morador deve ser feita no máximo 24 horas antes da equipe do “Pega-Tudo” passar, já que, fora da data, o morador está sujeito a multa, conforme os artigos 26 e 29 da Lei 1411/74 do Código de Posturas do município, que afirmam que é expressamente proibida a permanência de entulho, lixo e material de construção nas calçadas ou vias públicas.