Pela primeira vez Romaria Fluvial faz duas paradas em Pindamonhangaba

Colaborou com o texto:
Jennifer Gonçalves

Integrando as comemorações dos 312 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba, no último domingo (2), a Romaria Fluvial – que levou peregrinos de Tremembé a Aparecida, pelo rio Paraíba – fez duas paradas em Pinda.
A peregrinação acontece há 28 anos, e os moradores prestigiavam o evento em Moreira César, no Porto Sapucaia, no bairro Mantiqueira. Este ano, como a romaria faz parte da programação de aniversário da cidade, contou com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, que viabilizou aos peregrinos uma parada a mais no percurso na cidade, no Bosque da Princesa. Essa foi a primeira vez que a romaria fez uma parada no local.
Os romeiros foram recepcionados no Bosque da Princesa por volta das 9h30, quando receberam uma bênção e, na sequência, chegaram ao porto Sapucaia, Distrito de Moreira César, onde também houve solenidades e muitos moradores prestigiaram o ato de fé dos pescadores. Os peregrinos levaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida e do Santo Padroeiro dos pescadores, São Pedro.
A romaria chegou a Aparecida às 15h20, e 78 embarcações percorreram o trajeto. Participaram barcos, lanchas, caiaques e um grupo de jetski. Ao longo do trajeto, a população ribeirinha cumprimentou os peregrinos e pediu benções aos santos.
O organizador da romaria, João Paiva, exaltou as paradas realizadas em Pinda, que tiveram grande participação e envolvimento. “Foi muito importante esse apoio da Prefeitura e sua equipe que nos auxiliou. Nos próximos anos, pretendemos manter essas paradas”, completa.

Imagens: Divulgação
  • Os participantes foram recepcionados com solenidades no Bosque da Princesa pela primeira vez