Editorial : Pensar e agir coletivamente

A partir desta semana, o projeto social “Gente Miúda” ganha corpo. Com a inauguração de sua sede, nesta quinta-feira, dia 16, o espaço atuará na confecção de fralda descartável infantil – iniciativa que será implantada pelo Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba.

O município já conta com o “Projeto Fraldas” – que confecciona peças para adultos – e atende, atualmente, cerca de 160 famílias, produzindo mais de 15 mil fraldas por mês, através da mão de obra de voluntários e de familiares dos beneficiados.

Destacamos alguns pontos muito positivos no projeto “Gente Miúda”: a ocupação de um imóvel da prefeitura que há anos encontrava-se fechado, sofrendo deterioração, e que foi totalmente reformado; a confecção de fralda infantil que vem acrescentar aos projetos de fraldas geriátricas já existentes no município; e a mão de obra do projeto que é dos próprios familiares dos atendidos e de outros voluntários.

Toda ação social em que há o engajamento de familiares, em que há a participação de voluntários traz aquela sensação de pertencimento: de algo coletivo; de referência; de vínculo. E iniciativas com vínculos, com pessoas da comunidade interessadas tendem a ser muito mais produtivas e mais sólidas.

O projeto “Gente Miúda” abre espaço para a participação voluntária daqueles que desejam doar horas produzindo fralda infantil. A quem for possível, seja um voluntário! Exerça sua cidadania e empatia!