Período de festas juninas exige cuidados com rede elétrica

COLABOROU COM O
TEXTO: Joyce Dias

Junto com o mês de junho chega aquela vontade de aproveitar uma festa junina com os amigos. Seja com a turma da escola, do trabalho ou com os vizinhos, o importante é se preparar e ficar atento aos cuidados que devem ser tomados durante a organização do evento para garantir um momento de festividade livre de qualquer tipo de acidente.
Você sabia que só no Vale do Paraíba e Litoral Norte (19 municípios), 4.935 clientes da EDP São Paulo já ficaram sem energia por conta de balão na rede elétrica? Entre janeiro e maio de 2017 foram registrados quatro casos que ofereceram diversos riscos para a população. Dentre eles, incêndios, altas descargas elétricas e até mesmo acidentes com vítimas fatais.
Para evitar acidentes como estes, você deve ficar atento para as dicas em que a EDP São Paulo alerta em relação à rede elétrica, seja na utilização de enfeites, fogos de artifício ou de balões, que são proibidos por lei.
Os cuidados devem começar nos preparativos para a festa, na produção das tradicionais bandeirolas. Já que na hora de fixar ornamentos típicos de adereços, não é permitido utilizar os postes da Distribuidora. Isso porque essa atitude oferece grande risco de descargas elétricas, além do perigo quanto à altura do poste que pode ocasionar graves acidentes.

Ligações na rede elétrica

A EDP São Paulo alega que todas as instalações da rede elétrica, que compreendem equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, apresentam riscos e não podem ser utilizados para fixação de decorações.
Deve-se ficar em alerta também para as ligações irregulares feitas para energizar as barracas nas festas de rua. Pois quando é esperado atender um grande número de pessoas, entre elas podem estar crianças que, ocasionalmente, podem pisar nos fios e receber uma descarga elétrica.
O relações institucionais da EDP São Paulo, Marcos Scarpa, reforça os cuidados que devem ser tomados em relação às ligações irregulares. “As ligações clandestinas, além de serem consideradas crime, aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica. Caso necessário, os responsáveis pelos eventos devem procurar a Concessionária e solicitar ligações provisórias com antecedência, que serão realizadas pela equipe de técnicos altamente capacitados”, declara.
As ligações provisórias podem ser solicitadas nas agências de atendimento da EDP São Paulo, que em Pindamonhangaba fica na rua Bicudo Leme, centro. O procedimento de solicitação deve ser realizado antecipadamente, entre 30 e 60 dias antes da festividade, visto que é cobrada uma taxa de acordo com a relação de cargas e tempos utilizados. A taxa é gerada por meio de boleto, em que o solicitante deve a custear antes da realização do evento.
Balões são
proíbidos por lei

O uso de fogos de artifícios também exige muita cautela quanto à proximidade da rede elétrica. Isso também ocasiona graves acidentes e pode resultar na queda de energia, prejudicando moradores próximos ao evento.
Outro alerta da EDP São Paulo se refere aos riscos de se soltar balões, lembrando que tal atitude é proibida em defesa ao meio ambiente, lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. A referida lei estabelece que fabricar, vender, transportar ou soltar balões são atos passíveis de pena de um a três anos de detenção e multa. Ao atingir a rede elétrica os balões podem causar acidentes, curtos-circuitos e incêndios.
Em casos de acidentes, primeiro deve-se entrar em contato com a emergência e dar suporte a vitima. Em seguida, deve-se ligar para a central da EDP São Paulo (0800 721 0123) e informar o ocorrido, já que em muitos casos, devido ao curto, é desligada a energia elétrica das localidades mais próximas.
Em caso de qualquer anomalia na rede elétrica, os consumidores devem entrar em contato pelo site da Distribuidora, www.edp.com.br, ou pela Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0123, que funciona 24 horas e com ligação gratuita.