“Pescaria Solidária” no Bosque é sucesso

A Sexta-feira Santa (30) em Pindamonhangaba contou com a Pescaria Solidária no Bosque da Princesa. O evento foi um grande sucesso, com a pesca de aproximadamente 500 kg de tilápias dos lagos artificiais daquele local, por 100 pescadores que se inscreveram no Fundo Social de Solidariedade.
Cada pescador inscrito doou 1 kg de arroz para o Fundo Social, que irá reverter em doações às instituições assistenciais e famílias carentes da cidade. No total, 100 kg de arroz foram arrecadados.
A Pescaria Solidária foi organizada pela Coordenadoria de Eventos da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, para controle populacional dos peixes dos lagos do Bosque. “Os lagos contam com tilápias, que são peixes que se reproduzem muito rápido e a grande quantidade acaba esgotando a oxigenação da água, por isso é preciso realizar as pescarias pelo menos uma vez ao ano, para que possamos fazer esse controle populacional e preservar a oxigenação da água”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Carvalho.
Cada pescador participante levou seu próprio equipamento de pesca e isca, e a pescaria começou logo cedo. “O segredo de pescar bastante é chegar bem cedinho, quando os peixes ainda estão com fome”, explicou o caminhoneiro Sérgio dos Santos, que pescou cerca de 7 kg de peixes em apenas uma hora.
Além de garantir o almoço da Sexta-feira Santa, a pescaria solidária também foi uma opção de lazer para as pessoas que gostam de uma boa pescaria. “Aqui é bom demais, é um lazer que a gente tem”, garantiu o aposentado Osmar Almeida.
De acordo com o coordenador de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, a intenção é realizar outros eventos de pescaria como este. “Além de auxiliarmos no controle populacional de peixes, nossa intenção é levar uma opção de lazer para a população, principalmente para os amantes da pesca, e ainda ajudar a quem mais precisa, por meio dessa parceria com o Fundo Social de Solidariedade”, explicou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, prestigiou o evento e agradeceu a contribuição dos pescadores. “A doação de arroz com certeza vai ajudar muitas famílias e instituições que precisam. Agradeço a todos os que doaram e devemos realizar outros eventos como este, em breve, para ajudarmos ainda mais pessoas”, afirmou.

  • Evento uniu lazer, interação e solidariedade