Pesquisadores brasileiros avaliam qualidade dos anticépticos

Colaborou com o texto:
Célio Almeida

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias de Tecnologias Analíticas Avançadas, em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas; Universidade federal de Pernambuco; Instituto de Criminalística Professor Armando Samico, da Polícia de Pernambuco; e a Universidade Federal de Viçosa, realizaram um método de verificar a qualidade dos alcoóis em gel distribuídos para população.
Sendo exposto em dois artigos o método de resume em duas maneiras: o uso de espectroscopia no infravermelho (IR) e espectroscopia no infravermelho próximo (NIR). Esses dois métodos consistem em produzir informações (espectro de absorbância) associando as características que compõe a amostra analisada. Assim medindo o teor de etanol presente no álcool gel.
O uso da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) produz o resultado mais rápido, cerca de dois minutos, e com um índice adequado de precisão e exatidão nas verificações da qualidade do álcool em gel em questão. Esse método tem um custo de equipamento de aproximadamente US$ 1.000,00 (mil dólares) sendo de fácil transporte para analise em campo.
Os pesquisadores utilizaram o (IR) e o (NIR) para testar 75 amostras dos álcoois, na sua maioria em gel, de diferentes produtores das cidades dos institutos e universidades dos próprios pesquisadores.
Essa metodologia pode auxiliar no combate às produções de anticépticos fora do padrão recomendado pela Anvisa e às fraudes.

  • Créditos da imagem: Divulgação