Pesquisadores de Pinda divulgam produção de PANCs na Agrishow 2017

Comer “mato” é gostoso, saudável e gera renda. Queridinhas entre os chefes de cozinha, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) podem ser uma importante fonte de renda aos pequenos produtores rurais e de nutrientes aos consumidores. O Polo Regional de Pindamonhangaba, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, leva à Agrishow 2017, 16 espécies de Panc, que compoem a Vitrine Tecnológica para Pequenas Propriedades. A ideia é resgatar o cultivo e consumo de Panc, uma forma de agregar valor à produção orgânica e promover a segurança alimentar e nutricional.
O movimento de resgate das Panc ganhou força com a adesão de renomados chefes de cozinha, como Alex Atala, Helena Rizzo e Inês Baconnot.
Na Feira, a Apta apresentará as Panc desenvolvidas em Pinda, como araruta, cúrcuma, ararutão, carás, em forma de tubérculos, e capuchinha, peixinho-da-horta, major-gomes, serralha, azedinha, caruru, mangarito, taioba, chuchu de vento, bertalha, vinagreira e ora-pro-nóbis, plantadas em vasos. A Apta realiza projeto de pesquisa que integra saberes científico e popular.
A pesquisadora da Apta, Cristina Maria de Castro, explica que para os produtores rurais familiares, as Panc podem ser uma importante fonte de renda, já que são facilmente cultivadas e possuem valor agregado. “São produtos diferenciados, que têm sido bastante buscados por chefes de cozinha e mercado gourmet”, afirma.
Os projetos de pesquisa da Apta têm o objetivo de promover políticas públicas focadas na pesquisa participativa agrícola e desenvolver novos modelos de sistema de produção com base agroecológica, considerado as especificidades regionais. A intenção é estimular as famílias rurais a permanecerem no campo, com qualidade e respeito ao seu conhecimento, com geração de renda e produção diferenciada.
A Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola acontece até o dia 5 de maio, em Ribeirão Preto e é considerada a mais importante para a apresentação de novidades tecnológicas no setor, sendo um ponto de encontro entre os produtores rurais, profissionais e empresas que compõe a cadeia produtiva do agronegócio.

Imagens: Divulgação
  • Evento do setor tecnológico acontece em Ribeirão Preto até o dia 5 de maio