Editorial : Pesquisar é preciso

Nesta edição, a Tribuna mostra um projeto de pesquisa coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que busca fomentar a conexão de fragmentos da Mata Atlântica na região do Vale do Paraíba.

O objetivo é utilizar técnicas de agricultura sustentável para promover serviços ecossistêmicos e gerar sustentabilidade econômica para os produtores rurais.

Por muito tempo as práticas agrícolas no Brasil eram realizadas de maneira irresponsável e irracional, o que refletia negativamente em impactos sofridos pelo meio ambiente. Os principais recursos utilizados para produção de alimentos são renováveis, como água, sementes, solo, entre outros. Isso faz com que a agricultura sustentável seja uma atividade totalmente possível.

Dentro deste contexto, a pesquisa é fundamental para a descoberta de novos manejos e usos dos recursos naturais. E Pindamonhangaba, que abriga um pólo de pesquisas vem se destacando com projetos como o que divulgamos hoje. O município também é conhecido por suas pesquisas sobre o cultivo de arroz e ainda pelo manejo das PANCs – Plantas Alimentícias Não-Convencionais.

Com a divulgação destas pesquisas e a adoção de práticas sustentáveis, os produtores são capazes de manter a proteção natural proveniente da biodiversidade nas áreas cultiváveis e assim, impedir o constate ataque de pragas. Isso faz com que seja reduzido o uso de pesticidas, melhorando a conservação dos recursos naturais e da produtividade dessas áreas, o que, ocasionalmente, reduz drasticamente os impactos gerados pela produção em larga escala e otimizam produção aumentando o lucro do produtor.

Tudo isso gerando o mínimo possível de impacto ambiental. Além disso, a redução de desperdícios também auxilia com redução de custos para o produtor. Ou seja, as pesquisas desenvolvidas em nossa cidade são fundamentais para a prática da sustentabilidade. Essa, por sua vez, pode ajudar com melhores resultados no negócio enquanto garante uma melhor qualidade de vida no planeta no presente e para as futuras gerações.