Editorial : Pets: adoção com responsabilidade

Nesta edição vemos que o Abrigo de Animais está em obras e muitos cães e gatos estão disponíveis para adoção responsável. Não é novidade para ninguém os inúmeros benefícios na relação entre humanos e animais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, atualmente, no país há mais de 20 milhões de cães e mais de 10 milhões de gatos abandonados. Triste é saber que foram para as ruas por motivos simples e que envolvem a falta de responsabilidade na posse de um animal: ser destrutivo, sujar a casa, ser ativo demais, exigir muita atenção e ser desobediente.

Por isso, antes de se tomar a decisão de ter um pet é necessário considerar uma série de fatores importantes. Cuidar de um gato ou cachorro exige um compromisso de longa data.

Portanto, é importante reservar tempo para pesquisar sobre o tipo de pet que mais se encaixa no estilo de vida e perfil da família, bem como planejar sua chegada e integração.

Há quem esqueça que cuidar de pets exige tempo para oferecer carinho, levá-los para passear, ao veterinário, limpar as fezes e xixi e, muitas vezes, são estes os motivos que geram a devolução de animais adotados aos abrigos.

Cada vez mais, a adoção é uma opção real e comum entre as pessoas. Ao escolher um animal de abrigo, o tutor tem a oportunidade de dar a ele uma segunda chance de viver, se sentir seguro e amado, além de ganhar um melhor amigo.