Pets e a saúde humana

Assim como os seres humanos, os animais são seres vivos que nascem, se desenvolvem e morrem. Eles podem ser divididos em diferentes grupos, e ao mesmo tempo, podem pertencer a mais de um grupo.
Alguns desses grupos são: animais vertebrados, invertebrados, mamíferos, aquáticos, ovíparos e muitos outros.
Porém, o foco deste texto não é dar uma aula de biologia, e sim destacar os benefícios que um animal doméstico, ou um pet – como é dito hoje em dia – pode causar na saúde humana, independente do animal que você tenha.
Segundo um estudo da Universidade Estadual de New York, os animais de estimação ajudam a combater o estresse, algo que assola grande parte das pessoas. A pesquisa da instituição de ensino analisou os níveis de estresse de pessoas em diferentes situações: Quando estavam sozinhas, na companhia de alguém, na companhia do seu pet e na companhia de alguém e do animalzinho. O resulto apontou a menor taxa de estresse quando o ser humano estava na companhia do animal.
Outra pesquisa, do Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, informa que criar um animal diminuía pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, além de prevenir doenças cardiovasculares. Os animais de estimação também podem auxiliar no combate a depressão e ansiedade.
Desde os anos 60 o Brasil pratica a zooterapia, que se trata de uma terapia que proporciona aos pacientes com problemas tanto físicos, como mentais, o relacionamento com animais.
O contato com os animais faz com que os humanos produzam hormônios como a ocitocina, que melhoram o humor. O ser humano também libera endorfinas, que gera a sensação de tranquilidade e bem-estar, além de melhorar a autoestima.
Como uma amante de animais e com minhas experiências com os mesmos, posso dizer que eles podem ser grandes professores. Meus pets (ou filhinhos, como costumo dizer) me fazem ser mais paciente e compreensiva. Com a convivência, estou sempre buscando entender os sinais que eles transmitem, para que eu possa compreender o que querem dizer. Esses constantes aprendizados coloco em prática com as pessoas ao meu redor.
Além de auxiliar na nossa saúde, poder ama-los e ser amado éuma das melhores coisas que um animalzinho pode nos proporcionar, e muitos deles estão por aí, a procura de um lar e como muito amor em seus coraçõezinhos para oferecer.
Adote com responsabilidade, tenha uma boa vida e um melhor amigo sempre ao seu lado.