História : Pinda antiga: Festa de Santa Rita no Maçaim

Logo depois da ponte sobre o rio Paraíba, à esquerda de quem segue sentido centro/bairro, no início do século XX foi erguida uma igreja dedicada à Santa Rita. Com o passar do tempo esse interessante templo católico passou a ser popularmente conhecido como igreja de Santa Rita do Maçaim (bairro onde se encontra).
Entre as animadas atividades religiosas, casamentos, batizados e festejos ali realizadas com a participação dos antigos cidadãos, eram destaque as imperdíveis comemorações com atrações religiosas e profanas dedicadas à santa padroeira do lugar.
No jornal Tribuna do Norte esse evento religioso era denominado “Festa em Santa Rita do Maçahim”. Aqui é oportuno lembrar que Maçahim (depois Maçaim), nome do bairro pindamonhangabense, é grafia de origem tupi, portanto não deve ser grafada “massaim”com dois “esses”.

A festa
Da edição de 11/6/1922 da Tribuna recordamos uma programação desse festejo. A festa daquele ano, marcada para o dia 15 de junho, teria como festeiros Maria dos Anjos Moreira e Avelino Moreira e a população estava convidada a participar.
O evento constaria de reza, às 19 horas, e, em seguida, “leilão de lindas e valiosas prendas”. Prosseguindo haveria a queima de armações de fogos de variadas cores, segundo o redator da nota: “últimas novidades em fogos de artifício”.
Outro fato curioso referente ao evento ocorrido há um século, diz respeito à preocupação dos festeiros quanto à locomoção do povo até o local da festa, constava no programa: “O festeiro avisa também ao público que para maior comodidade de todos, correrão carros e automóveis com o abatimento de 50%, isto é carros 3$000 e automóveis a 5$000”.
A participação de uma banda pra animar a quermesse também não faltaria. Isso ficaria por conta de uma Corporação Musical denominada “Operários Pindenses, dirigida pelo musicista Quintino Brotero de Assis.
Nesse ano o prefeito de Pindamonhangaba era o coronel Benjamim da Costa Bueno; presidia a Câmara o Dr. Alfredo Machado e o vigário paroquial (responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso) era o padre José Soares Machado.

  • Fica em nossa imaginação uma festa à Santa Rita neste local na atualidade. A igreja com seus atos religiosos, a quermesse, a Banda Euterpe com animado repertório... iluminação e segurança! - Créditos da imagem: Mapio.net