Pinda chega a 76% da meta de vacinação contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira (26), e Pindamonhangaba ainda não alcançou a meta determinada pelo Ministério da Saúde. Até o momento, 23.816 pessoas dos grupos prioritários se vacinaram, sendo que a meta é imunizar 31.070 pessoas.
O maior grupo de pessoas imunizadas é o de idosos, com 14.262 vacinados. Crianças e gestantes continuam abaixo no número ideal: apenas 5.209 crianças foram imunizadas, sendo que a meta é 9.661; e apenas 969 gestantes, sendo a meta 1.813.
Além de 25 postos espalhados por toda a cidade, a equipe de vacinação está fazendo a busca ativa, ou seja, indo até os locais onde estão as pessoas dos grupos prioritários. Também foi realizado, no dia 13 de maio, o Dia D de vacinação, com 11 postos abertos durante todo o sábado, além de equipe de vacinação na praça Monsenhor Marcondes.
De acordo como diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde da Prefeitura, Rafael Lamana, “é preciso que as pessoas se conscientizem sobre a importância da imunização para esses grupos mais vulneráveis. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza”, alertou.
As pessoas dos grupos prioritários tem até o final desta sexta-feira para procurar o local de vacinação mais próximo de sua casa. São eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.
Para o Estado de São Paulo foram incluídas, desde o dia 13 de maio, os seguintes grupos para vacinação: policial militar e civil, bombeiros, funcionários do Poupa Tempo, funcionários dos Correios, e Defesa Civil. As pessoas destes grupos serão identificadas pelos crachás ou holerites.
Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e cartão de vacinação. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

Imagens: Divulgação
  • O grupo de idosos foi o que mais aderiu à campanha