Pinda comemora Dia do Produtor Rural

Pindamonhangaba promove uma série de atividades no Sindicato Rural em comemoração ao Dia Nacional do Agricultor (29 de julho). Na cidade, a data é celebrada como Dia do Produtor Rural, beneficiando todos os segmentos rurais. Os eventos são realizados em conjunto pelo Sindicato Rural e pelo Conselho de Desenvolvimento Rural, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba.
As comemorações começaram na quarta-feira (26) e vão até o sábado (29). O tradicional Torneio Leiteiro é uma das atrações. Este ano ele será realizado em duas categorias: regularidade e produtividade. Na regularidade, vence o animal que mais se aproximar da meta estipulada na sua inscrição – produzir 20, 25 ou 30 kg de leite/dia. Na produtividade, vence o animal que produzir maior quantidade de leite durante o torneio. A premiação pode chegar a R$ 5 mil para o primeiro colocado e, também, é oferecido prêmio ao melhor tratador.
O evento, que acontece há 60 anos, tem como objetivo abrir um espaço para a troca de experiências e para que os produtores mostrem a qualidade de seus animais.
Além disso, também há palestras gratuitas ao produtor rural nesta quinta (27) e na sexta-feira (28), às 15 horas, no auditório do Sindicato Rural. Nesta quinta-feira será debatido o uso de BST no manejo produtivo de bovinos de leite, com o médico veterinário Ricardo Alberto Pulzatto; na sexta-feira será o manejo e nutrição de vacas no período de transição, com o zootecnista Alexandre Valise Siqueira.
Linha de crédito
para produtores
No dia do evento, sábado (29), haverá a quarta edição do “Gente do Campo Alimentando a Cidade”, que deve reunir cerca de 800 pessoas, entre produtores rurais, familiares e público em geral, na sede do Sindicato Rural.
Com uma extensa programação, o evento tem como objetivo divulgar a importância do produtor rural na economia e desenvolvimento da cidade.
Um dos destaques do evento será uma palestra com uma equipe do Banco do Brasil sobre o Plano Safra 2017/2018 de linhas de crédito para produtores rurais – que acontecerá às 11 horas.
“Será extremamente importante essa palestra para elucidar aos produtores de Pinda e região sobre as linhas de créditos e as formas de financiamento. Todas as dúvidas serão esclarecidas e esperamos que isso estimule o crescimento do setor rural do município”, explicou o diretor de Agricultura da Prefeitura, Paulo Ricardo Nicolás Imparato.
Neste dia, a programação começa às 8 horas, com café da manhã, solenidade, palestra técnica e homenagem a produtores (geração passada e presente no campo).
Das 13 às 18 horas, haverá visitação exposição de produtos agrícolas, entre eles Arroz Ruzene e Caprinocultura Real Capri, equipamentos e insumos.
O evento e o estacionamento são gratuitos e abertos ao público em geral. Toda a renda obtida com venda de alimentos e bebidas será destinada à Apae de Pindamonhangaba.

  • Tradicional Torneio Leiteiro é uma das atrações do evento