Pinda concorre à premiação no Município Verde Azul

Pindamonhangaba está concorrendo à certificação do Programa Município Verde Azul. A cerimônia de entrega da honraria será no dia 8 de dezembro, na capital paulista, com a presença de representantes das cidades participantes. Na ocasião, serão reveladas as cidades certificadas.
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das prefeituras.
Foram mais de 80 ações ambientais propostas pelo PMVA em 2016, dentro das dez diretivas norteadoras da agenda ambiental, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Neste ano, a Prefeitura de Pindamonhangaba teve a mesma dedicação de 2015, quando recebeu o certificado pela primeira vez, por isso segue confiante em uma nova certificação. De acordo com informações do Departamento de Meio Ambiente, durante o ano todo a equipe se dedicou em seguir as ações ambientais propostas.
Entre as medidas adotadas neste ano, estão a Instalação Modelo, em que são implantados dispositivos ambientais. No ano passado, foi realizada no Departamento de Meio Ambiente, e desta vez foi feita no Espaço Juventude. Também houve continuidade nas ações intermunicipais, em que 539,9 kg de pilhas (contra 150 kg do ano passado) foram arrecadadas em conjunto entre as cidades de Pinda, Taubaté, Aparecida, Caçapava e Igaratá. O Plano Municipal de Arborização, que no ano anterior foi feito na área central do município, desta vez foi colocado em prática no Castolira, com a análise e cronograma de plantio abrangendo 388 árvores, entre muitas outras ações.
Uma das novidades deste ano foi a exigência da cidade abastecer o Siságua – Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o qual Pindamonhangaba também cumpriu à risca.
Mais de 400 cidades participam do Programa Município Verde-Azul. Em 2015, apenas 111 cidades conseguiram certificação, sendo que na bacia do Rio Paraíba do Sul, somente Pindamonhangaba e Guararema alcançaram a pontuação necessária.

Imagens: Divulgação
  • Fotos: do selo e do posto de arrecadação de pilhas no prédio da Prefeitura, que é uma das ações necessárias para o Município Verde Azul