Pinda enfatiza importância da vacina para evitar internações e óbitos

A Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba está ressaltando a importância da vacinação como fator preponderante para evitar internações e óbitos relacionados aos casos de Covid-19. Na última semana, o município registrou o óbito de uma idosa de 83 anos que não tomou vacina e que após testar positivo para o Covid, e com 10 dias de sintomas e internação veio a óbito.
A idosa apresentou sintomas em 25 de julho e após realizar os testes recebeu o resultado positivo em 28 de julho. A vítima decidiu não se vacinar contra covid-19 e H1N1 no início deste ano quando o processo de vacinação foi iniciado.
Ela recebeu acompanhamento na UPA de Moreira César e após complicações no quadro deu entrada no Hospital de Campanha Cidade Nova no último dia 6 de agosto. Com a piora em seu quadro e forte dificuldade respiratória foi encaminhada à emergência, entubada e após apresentar duas paradas cardíacas foi constatado óbito no último dia 7 de agosto.
“Por isso que nós queremos ressaltar a importância da vacinação. Se você tem mais de 18 anos e ainda não tomou nenhuma dose da vacina procure imediatamente nossos postos de vacinação. E se você tomou a primeira dose orientamos que complete a imunização com a segunda dose. A vacina ameniza as complicações causadas pelo vírus, pode evitar internações e acima de tudo preserva a vida”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo.
Diversos municípios brasileiros estão relatando casos de alto índice de internações por Covid-19 de pessoas que não tomaram nenhuma dose de imunizante contra a doença.
Pindamonhangaba já aplicou mais de 141 mil doses de vacinas, sendo que quase 39 mil munícipes já estão com ciclo de imunização coberto, o que representa 23% da população.
O número de internações atingiu nesta semana o menor índice chegando na casa dos 20% de ocupação dos leitos (UTI e Enfermaria). Os números de novos casos da doença também vêm caindo e fechou na última semana em 203 registros e os óbitos estão se mantendo estável na faixa de 5 ou 6 casos semanalmente.

Casos de Covid e Óbitos por semana em Pindamonhangaba:

1ª semana julho = 343 Casos / 10 Óbitos
2ª semana julho = 429 Casos / 06 Óbitos
3ª semana julho = 511 Casos / 04 Óbitos
4ª semana julho = 316 Casos / 06 Óbitos
5ª semana julho = 166 Casos / 06 Óbitos
1ª semana agosto = 203 Casos / 05 Óbitos

  • Créditos da imagem: Divulgação