Pinda ganha Eco Ponto de Lixo Eletrônico

Medida é adotada dentro de um quadro preocupante: apenas 3% do e-lixo é descartado corretamente no Brasil

A preservação do meio ambiente tem sido uma pauta recorrente na mídia devido a problemas como o aquecimento global, a poluição dos mares, o desmatamento de florestas e outras ações degradantes ao Planeta Terra. Dentro dos diversos problemas ambientais enfrentados pelo Brasil, o descarte incorreto de lixo eletrônico aparece em destaque, sendo que no país apenas 3% de todo e-lixo é descartado de forma ambientalmente planejada e, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, somente 13% das cidades brasileira contam com algum projeto de coleta desse material.
Com o intuito de ajudar a reverter esse cenário, Pindamonhangaba tem o primeiro local de descarte de e-lixo da cidade no Shopping Pátio Pinda. A iniciativa é da E-Pinda – um projeto para coleta de lixo eletrônico na região. No tambor, poderão ser descartados diversos lixos eletrônicos, como computadores, celulares, baterias, televisores e câmeras fotográficas.
Segundo o Gerente Geral do Shopping Pátio Pinda, Mauro Fontes, a iniciativa está em linha com os objetivos sustentáveis do centro de compras e lazer. “Nós já trabalhamos com toda instalação em lâmpadas de LED no mall, sistema de captação de água de chuva e um sistema de reuso de água nos sanitários dos banheiros, então esse projeto vem para somar com a nossa política ambiental”, afirma. “O ponto de coleta do e-lixo em um espaço de constante circulação de pessoas é uma forma de sensibilizar a comunidade em geral quanto ao descarte correto do lixo eletrônico e dar a destinação correta a esses materiais por meio dessa parceria com a E-Pinda”.

  • Eco Ponto está instalado em local de grande circulação