Pinda imuniza 85% do público alvo contra a Influenza

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
O Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, imunizou, até o momento, 85% dos grupos de riscos indicados pelo Ministério da Saúde contra o vírus influenza. A meta do município é vacinar 90% das pessoas do grupo de risco.
Pindamonhangaba está muito próxima de bater a meta estipulada para o município, já que 85% dos grupos de risco foram vacinados, ao todo 40.322 pessoas, até o momento. As pessoas que fazem parte dos grupos de risco e ainda não se vacinaram, podem buscar a imunização na unidade de saúde mais próxima. Lembrando que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira, dia 31 de maio.
A vacina é voltada somente aos grupos de risco determinado pelo Ministério da Saúde, formado por: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.
O diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, explica que o objetivo principal da campanha é reduzir a mortalidade, e as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza.
Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e cartão de vacinação. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

  • Idosos estão no grupo de risco da campanha de vacinação