Pinda inicia vacinação antirrábica

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

A Prefeitura de Pindamonhangaba começa, no próximo sábado (25), a “Campanha de Vacinação Antirrábica” – que irá percorrer, inicialmente, a zona rural, intercalando com a zona urbana.
A vacinação na zona rural acontecerá nos dias 25 de agosto, 1º, 15 e 22 de setembro; as equipes irão casa a casa.
Já na zona urbana será nos dias 26, 28 e 30 de agosto, 11 e 13 de setembro; a vacinação será em pontos fixos de cada bairro, ainda sendo definidos. No domingo (26), a vacinação ocorrerá das 8 às 16h30, no Parque da Cidade.
Os proprietários deverão vacinar animais acima de três meses de idade proporcionando a imunização por 12 meses, deste modo, mantendo a saúde do animal diante deste vírus.
O diretor da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Rafael Lamana, afirma que a raiva canina ou felina é transmitida a seres humanos por vírus presente da saliva e secreção dos animais contaminados. Uma vez transmitida a seres humanos, não há registro na literatura de cura, em todos os casos levaram o paciente a óbito.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, no município, nos últimos anos, há apenas um registro de raiva felina, em 2016.

  • A previsão é que a imunização ocorra, inicialmente, na zona rural, intercalando com a zona urbana