Pinda: Irmandade do Santíssimo Sacramento completa 280 anos na Paróquia NS Bom Sucesso

A Irmandade do Santíssimo Sacramento completa 280 anos de existência e efetiva participação na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba. A Paróquia foi a primeira comunidade religiosa formada na cidade, em 1707, e segundo o historiador Athayde Marcondes relatou em seu livro “Pindamonhangaba através de dois e meio séculos”, alguns anos depois, nascia a Irmandade do Santíssimo Sacramento, fundada no ano de 1740.
A associação religiosa é formada por fiéis católicos que tem por finalidade promover a devoção à Santíssima Eucaristia, intensificar o culto de adoração ao Santíssimo Sacramento e fomentar a devoção cristã em seus membros. Após ser fundada em 1740, a Irmandade sofreu processo de reorganização nos anos de 1809, 1882 e o último em 1922, quando passou por momentos de dificuldades chegando a ser cogitada a sua extinção.

Na Paróquia, a associação de fiéis participa e colabora nas solenidades da Semana Santa, da Festa de Corpus Christi, da Festa do Divino e da Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sempre com a sua tradicional opa (vestimenta) vermelha. “Participamos também de outros eventos, procissões e celebrações em que somos convidados, sempre com um cunho de devoção e piedade. Atualmente estamos participando e colaborando nas Santas Missas das quintas-feiras durante todo o ano, das Horas Santas de Adoração e nas exposições do Santíssimo Sacramento. Outra atividade é a participação da Romaria Anual das Irmandades do Santíssimo Sacramento, que ocorre anualmente no mês de junho, no Santuário Nacional de Aparecida”, afirmou o seu animador, Benedicto Ruivo Júnior.
A Irmandade também atua no auxílio ofertado na administração do Cemitério do Santíssimo Sacramento (que funciona ao lado do Cemitério Municipal), tendo sido este inaugurado em 1865. Na Capela deste Cemitério, a Irmandade organiza as Santas Missas toda primeira segunda-feira de cada mês, às 7 horas da manhã, bem como no ‘Dia das Mães’, no ‘Dia dos Pais’ e no ‘Dia de Finados’, sempre às 10h30. Em 2020, face à pandemia essas celebrações foram canceladas.

O surgimento da Irmandade no mundo

A Irmandade do Santíssimo Sacramento nasceu em Roma, na Igreja Santa Maria sopra Minerva, há cinco séculos, no início do Século XVI. Foi aprovada em 1539 pelo Papa Paulo III, sendo mais tarde difundida para várias nações, entre elas Portugal e suas colônias.
De Portugal veio para o Brasil, ainda no período colonial, e colabora na construção das igrejas matrizes nas vilas que iam sendo instaladas. A irmandade foi confirmada e recomendada pelo Código de Direito Canônico de 1918

A Irmandade na Paróquia hoje

Atualmente, a Irmandade conta com a participação de cerca de 40 membros, tendo a frente o pároco Padre Kleber Rodrigues da Silva, Benedicto Ruivo Júnior (provedor) Luiz Antônio de Andrade (tesoureiro) e Antônio Paulo Silva e Luiz Dervile Abertoni, como responsáveis pela zeladoria do Cemitério do Santíssimo. Para participar da Irmandade os interessados devem procurar alguns dos seus integrantes para receber as devidas informações

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • A associação religiosa é colaboradora de solenidades como ‘Festa de Corpus Christi’, ‘Semana Santa’ entre outras - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Membros da Irmandade usam sempre a tradicional vestimenta - Créditos da imagem: Divulgação