Pinda lança campanha “Setembro Amarelo” para prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria de Saúde, com o apoio da FASC (Faculdade Santa Cecília de Pindamonhangaba), lançou a Campanha “Setembro Amarelo”, dia 15 (quarta-feira). A campanha é direcionada à prevenção ao suicídio.
O lançamento ocorreu na FASC, que também recebeu o segundo encontro de líderes religiosos para debater sobre o tema. As autoridades religiosas presentes foram Sérgio Gama Salum (Sacerdote de Umbanda); Eduardo D´Angelo Mimesse (Psiquiatra e Moderador da Mesa); padre Marcelo Henrique de Souza (Católico); Bramana Vaishnava Lokasaksi Dasa (Hare Krishna); Alexandre Francisco Silva (Evangélico); Newton Carlos Rodrigues Homem (Espírita); Priscilla de Alencar Pacheco (Cigana); Kadam Fabiana Santa Joaquim (Budista) e Pai Júlio César Martorelli (Candomblé).
Além dos líderes religiosos, o evento contou com a presença do público, que interagiu e tirou suas dúvidas sobre o assunto. Quem não conseguiu comparecer pôde acompanhar pela transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura de Pinda. A edição deste ano do “Setembro Amarelo” tem como tema “Por onde anda seu sorriso?”.
O objetivo é a conscientização a respeito da valorização da vida. Os assuntos discutidos no dia foram: O suicídio entre os jovens brasileiros: como enfrentar esse problema; como as religiões em suas diferentes doutrinas podem acolher dentro de sua visão de espiritualidade os que pensam em suicídio e as famílias enlutadas pelo suicídio e qual a importância do diálogo e acolhimento na prevenção do suicídio.
A secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, reforçou a importância do debate como recurso de prevenção ao suicídio. “É um momento de convidar toda a sociedade a pensar sobre a saúde mental de uma forma mais compromissada, principalmente neste ano de pandemia em que os casos de suicídio infelizmente cresceram. A ideia é ampliar os espaços de debate sobre depressão e ansiedade para que todos possamos trazer respostas para essa questão social”, pontuou.
O diretor da FASC, Carlos Eduardo Aguiar Alves, disse que “foi um prazer ceder o espaço para um evento tão importante neste momento delicado. Estamos abertos para o debate, dando continuação ao trabalho feito pelas irmãs franciscanas fundadoras da faculdade”.
Já a presidente do Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas), Ana Paula de Oliveira, contou sobre a formação do Conselho e as futuras ações. “O Comad ainda está em processo de regularização, porém já estamos com parcerias com os Caps e Prefeitura para a criação de um plano municipal de ação para prevenção e tratamento de casos relacionados ao tema da Campanha”.
O evento ainda reuniu autoridades municipais, como o presidente da Câmara, José Carlos Gomes – Cal, além da vereadora Regininha.
O grupo de artes cênicas da FASC encerrou a noite com uma apresentação de teatro relacionado ao Setembro Amarelo.

Saiba mais
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de prevenir e reduzir esses números, a campanha “Setembro Amarelo” precisa do apoio de toda a sociedade

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação