Pinda leva conscientização no “Dia Mundial da Água”

Durante a última semana, de 21 a 23 de março, o Condema – Conselho de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, com o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou ações em comemoração ao “Dia Mundial da Água”: 22 de março.
Segundo o diretor de Meio Ambiente, Fred Gama, as datas em comemoração ao “Dia da Água”, “Dia do Meio Ambiente” e “Dia da Árvore” fazem parte da programação do município e são de extrema importância, pois permitem a interação com a população a partir de atividades sociais, além de levar conscientização.
A programação começou na quarta-feira (21), com a “Estação Água” do projeto “Casa Verde” realizando atividades na Praça Dr. Cícero Prado, no bairro Vila São Benedito. O projeto contou com parcerias da Educarte Brinquedoteca, Sabesp e Adriana Saccioto, da Apta. Na ação aberta, participaram por volta de 400 pessoas, entre alunos e moradores da comunidade. A equipe falou sobre a importância da preservação da água, para a manutenção da vida, levando experiências, como: cobertura vegetal e evapotranspiração.
Com a parceria de Adriana Saccioto, o público pode conhecer melhor as rãs e a importância que elas têm como indicadores em relação à poluição dos rios. A parceria da brinquedoteca trouxe brincadeiras com jogos e brinquedos para resgatar a importância do “brincar”.
Já a Sabesp realizou a distribuição de água potável e também falou sobre a importância da preservação da água. A “Casa Verde” também apresentou jogos ambientais ensinando, de forma lúdica, sobre a preservação.
“Consideramos de grande importância este evento, pois acreditamos que cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos”, comentou a professora da ‘Casa Verde’, Esther Carneiro, representando todas as professoras do projeto.
Na quinta-feira (22), os moradores do bairro Socorro puderam participar de duas caminhadas transversais, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Já no período da noite, no auditório da Faculdade Anhanguera, foi realizada uma apresentação do plano de macrodrenagem municipal de água e floresta, com o pesquisador José Luiz Carvalho, do Instituto Florestal SMA-SP.

A programação foi encerrada com a participação das crianças, que se uniram para realizar um plantio de mudas às margens do córrego do Araretama, uma APP (Área de Proteção Permanente).
A comemoração contou com a participação de diversas escolas municipais e estaduais, além de universitários. O intuito é conscientizar os jovens sobre a importância da preservação da água para um futuro de qualidade.

  • As crianças participaram ativamente das atividades de conscientização