Pinda participa de campanha estadual contra o descarte irregular de pneus

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente encerra hoje a participação na campanha estadual contra o descarte irregular de pneus. Embora a campanha esteja se encerrando, o objetivo de conscientizar as pessoas para que levem o pneu até o ponto de coleta da cidade continua.
Desde o dia 6 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente participa da campanha estadual contra o descarte irregular de pneus. A campanha tem como foco principal o reforço no combate do Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explica que a política nacional de resíduos sólidos, Lei 12.305/10, institui o conceito de responsabilidade compartilhada pelos resíduos, onde todos são responsáveis por aquilo que gera, desde o fabricante, distribuidor, comerciante até o consumidor.
Em Pindamonhangaba, o recolhimento de pneus fora da vida útil é feito há mais de cinco anos. De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, os próprios fabricantes de pneus têm o objetivo de pegá-los novamente para criar matéria-prima para outros produtos, como bolsas, chinelos e até mesmo auxilio para pavimentação asfáltica.
“Esta mesma lei institui o conceito de logística reversa, onde o fabricante tem entre outras obrigações garantir procedimentos que garantam que o seu produto possa ser reciclado, se for o caso, ou disposto de maneira adequada”, conclui Maria Eduarda.
Para descartar adequadamente os pneus, os moradores da cidade podem levar o material até no ponto de coleta municipal que fica no Parque da Cidade, no antigo prédio da Regional Leste.